Porto Velho/RO, 27 Março 2024 20:51:15
RONDÔNIA

Falta de água na Vila Dnit gera revolta

Problema de desabastecimento de água já está entrando na segunda semana.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 12/12/2017 às 07h00min

Moradores da Vila do Dnit estão captando água da chuva para não ficar sem o produto (Foto: Rafael Santos)

Os moradores da Vila do Dnit que fica localizada às margens da BR-319, estão sofrendo com a falta de água. A população que não possui abastecimento há 15 dias clama por providências.

Esta semana marca o 15° dia que a população da Vila do Dnit não possui água nos reservatórios. O prolongado período de falta de água têm afetado a vida dos habitantes, que para realizarem as atividades básicas precisam recorrer aos carros-pipa, fato que prejudica o bolso dos moradores que precisam tirar parte do salário para a compra de água mineral.

Valdelice Rodrigues é moradora da Vila há três anos, para ela a situação é insustentável, pois a falta de água tem impede que ela de realize as suas tarefas domésticas, ela pede providências no abastecimento de água:

“É preciso que conserte o nosso reservatório de água, o nosso poço secou e ninguém toma nenhuma providência, este ano já queimou duas vezes a bomba de água, estamos sem água há quase quinze dias e isso é impossível, pois não posso pagar caminhão-pipa, é muito caro, já pensei em ir embora daqui, tenho as minhas crianças que precisam tomar banho, tenho a casa e as roupas para lavar e não posso, pois não tem água”, disse a moradora.

Esta falta de água prejudica também o comércio do local, Ednaldo possui um açogue na vila, e se sente lesado, pois precisa pagar um caminhão-pipa para lavar os utensílios do estabelecimento.

“Me sinto lesado e humilhado, pois precisamos comprar a água que está muito cara, quando não tenho dinheiro meu sobrinho precisa ir pegar água em uma bica que fica a dois quilômetros, e lá fica entre duas e três horas para encher quinhentos litros para trazer para a gente, peço para que alguém olhe por nós, pois não está fácil”, lamenta o comerciante.

Um abaixo-assinado está sendo organizado pelos moradores para ser encaminhado ao MPF, na solicitação a comunidade pede um acompanhamento efetivo no projeto de abastecimento de água aos imóveis e estação de tratamento de esgoto, que segundo os moradores o problema da falta de água existe desde 2014, quando o bairro foi entregue.

A Caerd – Companhia de Águas e esgotos do Estado de Rondônia, juntamente com o Dnit – Deprartamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, são os órgãos responsáveis por realizar o abastecimento na região, várias reuniões já foram feitas com os moradores, mas até o momento nada foi resolvido. Para que o problema seja solucionado os moradores organizaram ontem uma reunião com o objetivo de tornar público junto à imprensa as dificuldades que a população vem enfrentando em relação a falta de água, o intuito foi obter algum respaldo dos órgãos responsáveis, para que a situação seja finalmente resolvida.

A vila possui duas caixas d’água, uma com capacidade para 150 mil litros e a outra para 50 mil litros, ao todo são 200 mil litros para abastecer todas as 168 residências e 32 pontos comerciais. O volume de água segundo Zé Baixinho, presidente da associação dos moradores da Vila do Dnit, é insuficiente, pois os reservatórios nunca atingiram a capacidade máxima, impedindo que a água fosse distribuída para a casa de todos os moradores.

“O sistema começou a apresentar falhas, então a Caerd veio e retirou todos os equipamentos, até agora não temos respostas sobre o que será feito, já tem 13 dias sem chegar um pingo de água, o pessoal não tem dinheiro para ficar comprando água de caminhão-pipa, então queremos que os órgãos competentes resolvam este problema”, disse o presidente.



Deixe o seu comentário