Porto Velho/RO, 01 Abril 2024 11:03:44
RONDÔNIA

Atendimento às mulheres do campo

A dificuldade de acesso aos serviços públicos é um dos principais problemas das áreas de campo, florestas e águas. Visando levar às..

A- A+

Publicado: 10/12/2014 às 04h00min | Atualizado 28/04/2015 às 01h34min

 A unidade móvel é um ônibus desenvolvido para o trânsito fora de estradaDivulgação/Diário da Amazônia

A unidade móvel é um ônibus desenvolvido para o trânsito fora de estradaDivulgação/Diário da Amazônia

A dificuldade de acesso aos serviços públicos é um dos principais problemas das áreas de campo, florestas e águas. Visando levar às mulheres dessas áreas os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em situação de Violência, o Governo do Estado de Rondônia através da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, lançou na manhã de ontem os serviços da primeira unidade móvel de Rondônia, para atendimento às mulheres vítimas de violência. A ato de lançamento da unidade móvel, aconteceu no Palácio Rio Madeira e contou com a presença dos representantes dos órgãos que atuam com a Política para as Mulheres bem como representantes da sociedade civil.

Durante a solenidade o secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix, destacou as ações que a Seas vem desenvolvendo para conter o avanço do índice de violência contra a mulher.” Estamos trabalhando para que as ações previstas para execução neste mandato sejam concretizadas, sendo uma delas: o Atendimento e Acolhimento às mulheres do campo e da Floresta, através desta unidade móvel, a qual estamos lançando os serviços hoje, sendo o distrito de Jacy-Paraná o primeiro a receber os serviços do ônibus, com o objetivo de enfrentar com maior eficácia a violência contra a mulher”, destacou.

Fórum de enfrentamento

O Planejamento, a articulação e o monitoramento das ações da Unidade Móvel são feitos por meio do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta, criado em março deste ano. Zilene Rabelo, que é secretária adjunta da Seas e presidente do Fórum Estadual de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta de Rondônia, explanou sobre a estrutura do ônibus e que tipo de serviços a unidade móvel irá ofertar. ” A unidade móvel é um ônibus especialmente desenvolvidos para o trânsito fora de estrada, adaptado para o atendimento às mulheres do campo e da floresta. O ônibus é composto por duas salas de atendimento fechadas, para garantir a privacidade das mulheres atendidas; mesa, computador, impressora, e ar-condicionado em cada uma das salas; acessibilidade a cadeirantes; toldo retrátil na lateral do ônibus e 24 cadeiras, criando área de espera sombreada e gerador próprio. A unidade móvel irá ofertar os seguintes serviços: Orientação jurídica; atendimentos com psicólogos e assistentes sociais; teste de tracoma além de palestras sobre a Lei Maria da Penha e outros direitos da mulher.” explicou.

Para a assessora especial da Secretaria Nacional de Política Públicas para as Mulheres, Raimunda de Macena, esse momento é de fechar os ciclos de entregas das unidades móveis em diversos estados brasileiros. “Os atendimentos por intermédio das Unidades Móveis é uma das ações estratégicas do Programa do Governo Federal: “Mulher: Viver sem Violência”, que consiste em um conjunto de ações estratégicas de enfrentamento à violência contra a mulher”, frisou.

A primeira localidade atendida com a unidade móvel foi o distrito de Jacy-Paraná, na Escola Tiradentes da Polícia Militar e o atendimento segue hoje das 8h às 12h.



Deixe o seu comentário