Porto Velho/RO, 25 Março 2024 13:04:15
Diário da Amazônia

Atestados médicos são analisados

Cruzamento de dados com folha do Estado é para identificar motivos de falta aos plantões.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 17/01/2018 às 06h50min

Reunião do prefeito na Semusa foi para analisar os atestados apresentados pelos médicos (Foto: Tiago Miranda / Comdecom)

Cerca de 20% dos atestados foram apresentados em vésperas de feriados ou finais de semana. O prefeito dr Hildon Chaves chegou a essa constatação durante reunião realizada na manhã da última segunda-feira (15) com o secretário de Saúde de Porto Velho, Orlando Ramires. Também estiveram na reunião os diretores da atenção básica, sistema de regulação e diretores dos departamentos de média e alta complexidade. Ao todo, 80 médicos pediram afastamento através de atestado em 2017.

Todos os atestados são analisados rigorosamente por uma junta médica. A frequência de atestados apresentados em véspera de feriados prolongados e fins de semana é de cerca de 20%. Fazem parte dessa lista, profissionais que realizam atendimento nas UPA’s Sul e Leste, no pronto-atendimento José Adelino da Silva e Ana Adelaíde.

Entre os casos observados está o de uma médica que apresentou nove atestados sempre aos fins de semana. E outro em que alguns profissionais cumprem o plantão especial e naquele plantão que faz parte da sua carga horária ele não comparece.

“Estamos lidando com vidas e isso não pode continuar acontecendo, o profissional no dia em que está escalado entrar com pedido de afastamento. De posse dessa lista nós vamos agora cruzar a nossa folha de frequência primeiro com a do Estado. O profissional pode ter outro vínculo, mas ele não pode é deixar de cumprir com a obrigação dele com o Município. O segundo passo é que vamos solicitar o apoio do Ministério Público para verificarmos também na rede de saúde privada. Não podemos esquecer que temos bons médicos comprometidos e que são a maioria. E que não fazem uso do atestado a não ser que realmente estejam doentes ou de licença maternidade”, afirmou o prefeito.



Deixe o seu comentário