Porto Velho/RO, 29 Março 2024 18:07:51
RONDÔNIA

AVCC promove arraial com voluntários

A Associação atua há dois anos em Porto Velho e possui 39 voluntários.

Por Cíntia Valadares Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 01/07/2015 às 03h10min | Atualizado 30/06/2015 às 18h01min

c1- abre- ARRAIAL AVCC-30-06-15-FOTO.TONI CARVALHO (23) copy

Festa com direito a bingo, distribuição de chocolates e muita comida típica como pipoca, canjica e outras iguarias

A Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) e o Hospital de Câncer de Barretos, Unidade Porto Velho (Barretinho), realizaram na manhã de ontem, uma festa de arraial com direito a bingo, distribuição de chocolates e muita comida típica como pipoca, canjica ou manguzá, milho cozido, pamonha e outras iguarias juninas.

Os voluntários prepararam para os pacientes, acompanhantes, médicos, pessoal de enfermagem e demais profissionais que tanto se esforçam para ajudar na recuperação dos pacientes, uma festa bem animada.

Dona Rosalina Alves, que acompanha o marido, há 9 anos em um tratamento contra o câncer, aprovou o arraial. “Acompanho o trabalho da AVCC, já fui voluntária mas tive que sair por conta do problema do meu marido que se agravou. Mas essas ações promovidas por elas nos deixa muito alegre, tira a gente daquela rotina de todo dia, nos traz felicidade e isso é muito bom pra todos nós, seja acompanhante ou paciente”, disse.

De acordo com Michela Barros, presidente da AVCC em Porto Velho, a associação está há dois anos atuando em Porto Velho e possui 39 voluntários. “Nosso papel é prestar serviço voluntário gratuito aos portadores de câncer no Hospital, nos alojamentos e nas residências particulares. Somos um grupo de pessoas que coloca suas vidas a serviço dos pacientes, tornando-se verdadeiros anjos da guarda (anjos cor-de-rosa) dos portadores de câncer”, comentou.

Ainda segundo a presidente, toda a população pode ajudar esse trabalho com doações de alimentos não-perecíveis, higiene pessoal, produtos de limpeza, embalagens plásticas, roupas novas, seminovas, calçados, bijuterias, bolsas, artesanatos, móveis, eletrodomésticos eletrônicos, produtos ortopédicos e hospitalares (inaladores, etc), cadeiras de roda e banho, andadores, muletas, bengalas, fraldas geriátricas, lacres de latinhas, cobertores.

“Toda doação é bem-vinda! E tudo que não utilizamos na Casa de Apoio, repassamos para o Barretinho”, informou Michela.

c1-ARRAIAL AVCC-30-06-15-FOTO.TONI CARVALHO (40) copy

A população pode ajudar esse trabalho com doações

Você também pode ser um voluntário

Para preencher os requisitos, de ser um voluntário da Associação Voluntária de Combate ao Câncer, AVCC, ajudando os pacientes do Hospital de Câncer de Barretos, não é preciso ser especialista em alguma área, é só se cadastrar e assumir o compromisso de se doar ao próximo.

O cadastro pode ser feito na associação que fica localizada na rua Major Amarante, n°657, no bairro Arigolândia ou ligar para os telefones 69 3221-5719/69 9243-3686 e é preciso ser maior de idade e ter em mãos os documentos pessoais. Já ao se cadastrar, o candidato a voluntário, informa onde e em qual horário gostaria de ajudar.

“Qualquer pessoa que disponha de tempo e boa vontade pode se tornar voluntário da AVCC. São apenas algumas horinhas do seu generoso serviço por semana para ajudar a salvar uma vida. Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente você fará o impossível”, comentou Michela.

O voluntário atuará na área que escolheu, por alguns dias, para sentir como ocorrerá a adaptação com a forma de trabalho do setor. Caso isso não ocorra, o voluntário, pode pedir para transferir a área de atuação.

Em sua atuação o voluntário contará com a ajuda de outros voluntários e dos funcionários que já trabalham na área. Mas não é difícil, não é uma atividade fria, racional e impessoal e sim uma oportunidade de se doar, de ganhar em troca amor além de vivenciar um mundo diferente do seu.

Cada um tem o seu jeito de pensar e de agir, e não é necessário mudar nada para participar do trabalho voluntário, basta estar pronto para transmitir carinho, amor, ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas e melhorar a qualidade de vida daqueles que necessitam.

 



Deixe o seu comentário