Porto Velho/RO, 18 Março 2024 23:51:02
Diário da Amazônia

Bolsonaro assina PL para liberar exploração de terras indígenas

Medida prevê autorização para mineração e exploração de petróleo e gás, por exemplo. Governo chama ato de "libertação"

A- A+

Publicado: 05/02/2020 às 17h00min

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou, nesta quarta-feira (05/02/2020), um projeto de lei que irá liberar mineração, geração de energia elétrica e exploração de petróleo e gás em terras indígenas. A proposta será enviada ao Congresso Nacional para análise dos parlamentares.

O projeto foi anunciado durante solenidade alusiva aos 400 dias do governo Bolsonaro. “O índio é um ser humano exatamente igual a nós. Tem coração, tem sentimento, tem alma, necessidades, e é tão brasileiro quanto nós”, disse o presidente.

Segundo Onyx, as terras indígenas já são exploradas, porém de forma “ilegal” e “muitas vezes criminosas”. “As terras indígenas são, sim, exploradas de forma ilegal, muitas vezes criminosas, não restando aos indígenas lamentar as perdas incalculáveis ou gerar conflitos que levam violência e morte”, disse o ministro.

Ele ainda comparou a medida à Lei Áurea, que aboliu a escravidão. “Hoje, presidente, com a sua assinatura será a libertação. Ou seja, nós teremos a partir de agora a autonomia dos povos indígenas e sua liberdade de escolha. Será possível minerar, gerar energia, transmitir energia, exploração de petróleo e gás e cultivo nas terras indígenas. Ou seja, será a Lei Áurea”, completou.

 

Fonte: Metrópoles



Deixe o seu comentário