Porto Velho/RO, 01 Abril 2024 04:36:12
Diário da Amazônia

Brigada lança livro em comemoração aos 45 anos de sua presença em PVH

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva, entre os dias 21 e 27 de julho, realizou uma série de ações em comemoração aos 45 anos de sua..

Por Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 30/07/2014 às 14h12min

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva, entre os dias 21 e 27 de julho, realizou uma série de ações em comemoração aos 45 anos de sua presença no município de Porto Velho.
Na última sexta-feira (25), na Biblioteca Municipal Francisco Meireles, aconteceu a premiação de seis quadros produzidos por artistas plásticos que retrataram em pinturas algumas formas dessa presença na região.
Houve também o lançamento do livro Resgate Histórico, obra que retrata por meio de textos, fotos e documentos a trajetória histórica da Brigada Príncipe da Beira.
O general André Luís Novaes Miranda, comandante da 17ª Brigada, presidiu a solenidade, que contou com a presença de diversos oficiais militares, do presidente da Fundação Cultural Municipal (Funcultural), Christian Camurça, da reitora da Universidade Federal de Rondônia, Berenice Tourinho, e da diretora da Biblioteca Francisco Meireles, Lucileyde Feitosa. Também aconteceu na solenidade uma homenagem a Yeda Borzacov, Anísio Gorayeb e Dante Ribeiro, co-autores do livro Resgate Histórico.
Segundo Anísio Gorayeb, o livro foi concebido segundo a proposição do general Ubiratã Poty, comandante antecessor do general Novaes, que foi quem primeiramente idealizou a produção de uma obra que apresentasse a história do Exército em Porto Velho, desde o primeiro Contingente de Fronteira, criado em 1932, até os dias atuais.
Yeda Borzacov explicou que os escritores foram procurados em razão de seus acervos de documentação e fotos, seus conhecimentos da história da região e também por causa de suas memórias e experiências pessoais com os antigos participantes da vida da cidade.
O general Novaes resumiu em poucas palavras as relações entre o Exército Brasileiro e o município de Porto Velho, ao longo dos 45 anos retratados na solenidade.
“Eu vejo que a história da cidade traz consigo a história da presença do Exército na região. O primeiro prefeito foi um major, o Major Guapindaia. O Marechal Rondon foi uma figura de suma importância para a cidade, que chegou aqui com a linha telegráfica nos primeiros momentos do surgimento da cidade. O primeiro comandante do primeiro contingente instalado na cidade foi Aloísio Ferreira, que depois veio a ser o primeiro governador do Território Federal”, destacou o comandante.
Na transformação para Estado, lembrou ele, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira foi de fundamental importância. De muitas formas se evidencia a parceria entre o Exército Brasileiro e o município de Porto Velho ao longo do centenário de fundação da cidade.
Para o presidente da Funcultural, Christian Camurça, o exército tem marcante atuação na história da capital e do estado de Rondônia, cujo nome deriva da pessoa do Marechal Cândido Rondon.
“Quero destacar, no entanto, a importância da comemoração com a escolha de telas, de músicas e com este livro que demonstra a presença do exército nesses 45 anos. O próprio incentivo à produção de obras culturais é mais uma forma de colaboração com o nosso povo, e nós estamos muito gratos pelo desempenho dos militares nesse fomento ao desenvolvimento cultural da região”, enfatizou.



Deixe o seu comentário