Porto Velho/RO, 28 Março 2024 08:32:13
Diário da Amazônia

Caminhoneiros discutem acidentes de trabalho

Câmara Técnica é realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalho.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 23/09/2017 às 05h05min

Para tentar descobrir as causas de acidentes e diminuir as ocorrências houve uma reunião

No ano de 2016 a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou ao longo da BR-364, nove óbitos envolvendo caminhoneiros, este ano já entraram para estatística 13 mortes. Para tentar descobrir as causas desses acidentes e diminuir essas ocorrências o Centro de Referência em Saúde do Trabalho (Cerest) de Cacoal, em parceria com o Ministério Público (MP-RO) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveram ontem (22) uma Câmara Técnica sobre acidentes de trabalho com caminhoneiros na estrada.

Entre os assuntos abordados durante a Câmara estavam acidentes de trabalho de forma geral, estatísticas de acidentes de trânsito e a importância da prevenção da saúde e segurança desse caminhoneiro.

A coordenadora regional do Cerest, Selma Correia Lima, entende que quando um caminhoneiro se envole em um acidente, não é somente de trânsito, mas também de trabalho.

“Nós consideramos um acidente de trânsito, porém é um acidente de trabalho, porque naquele momento ele estava a trabalho. Nós temos o acidente de trânsito em percusso, que também é considerado de trabalho e consideramos a movimentação do caminhoneiro, a partir do momento que saiu da sua residência, pegou seu caminhão e foi para a estrada, se ele sofrer um acidente no posto ou na BR, é considerado de trabalho”, contou.

O inspetor da PRF João Bosco Ribeiro falou aos participantes, sobre acidentes de trânsito no geral. Segundo ele, as principais causas de acidentes são imprudência, problemas no veículo e via danificada. “Entendo que a via é o fator que menos influência em um acidente, pois o motorista que trafega em uma via e sabe que ela está danificada, você tomará o cuidado devido e não se envolverá em um acidente. Já os outros fatores são mais preocupantes, como imprudência e problemas no veículo”, destacou.

Com essas discussões será traçado um plano de ação, para intervenção e prevenção acerca desses acidentes. Participaram do encontro representantes de órgãos de segurança e saúde e de cooperativas que irão ser multiplicadores de informações.



Deixe o seu comentário