Porto Velho/RO, 25 Março 2024 18:40:25
RONDÔNIA

Obras causam transtornos na capital

O Diário buscou esclarecimentos da Caerd, mas não obteve retorno por parte da empresa.

Por Daniela Castelo Branco Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 23/09/2017 às 05h00min

As escavações para obras de saneamento têm causado transtornos porque criam uma situação de riscos no trânsito

Com a população insatisfeita com as escavações feitas pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) nas ruas de Porto Velho, tendo em vista que a destruição do asfalto causa grandes desníveis nas ruas e deixa a população à mercê de possíveis riscos de acidentes nesses pontos. Pessoas que já foram prejudicadas por conta das péssimas condições do asfalto com as escavações questionam os motivos da demora na conclusão dessas intervenções. Em julho deste ano, em entrevista ao Diário, a Caerd pediu compreensão e paciência à população, afirmando que tais intervenções eram necessárias para a conclusão das obras de saneamento básico da capital.

Na época, o engenheiro Wilton Ferreira, coordenador dos trabalhos na Caerd, disse que, após as escavações, a companhia trabalharia dentro de um prazo de 25 dias para alinhar todas as interferências e recuperar as vias dentro desse cronograma. O que se vê, porém, é um contrassenso sobre tal afirmação, uma vez que as intervenções realizadas em várias áreas da cidade, como por exemplo na zona Centro-Leste (nas imediações do hipermercado DB), continuam do mesmo jeito: ruas com grandes desníveis, que ainda não foram recuperadas e que cotidianamente causam transtornos para quem passa pelo local. Atualmente, as escavações nos asfaltos estão sendo realizadas na zona Sul da capital.

As intervenções nas ruas são frutos de obras do saneamento básico de execução do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Seop), geridas pela Secretaria-Executiva do gabinete do Governo do Estado (SEG) e que, após concluídas, serão entregues à Caerd-RO. As obras têm por meta a conclusão da aplicação da rede de água em Porto Velho para que, até dezembro deste ano, a cidade seja contemplada em 100% de água tratada, segundo destacou Wilton Ferreira.

Tac incumbe a semtran de fiscalizar os trabalhos

De acordo com o coordenador de obras rodoviárias da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Suop), Arnaldo Fortes, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), entre a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana (Semtran) e Governo do Estado, responsável pela obra do PAC. “A Semtran ficou responsável pela fiscalização da obra e que estipula um prazo de recuperação das vias pela empresa executora de 30 dias. Caso a Semtran verifique o não descumprimento da exigência, ela vai notificar a Caerd para tomar as devidas providências, além de disponibilizar um número de telefone para denúncias ou reclamações a respeito, que é o 0800 647 5100”, explicou Fortes, destacando ainda que as atividades da Suop tiveram seu ritmo de trabalho diminuído por um certo período em detrimento das intervenções da Caerd, justamente para não comprometer as obras de pavimentação asfáltica.

O coordenador disse que as únicas obras de terraplanagem e asfalto executadas pela Suop estão sendo realizadas na rua Duque de Caxias e o asfaltamento de cerca de três quilômetros e meio nos distritos de Califórnia e Extrema. O Diário procurou a Caerd para mais esclarecimentos sobre os transtornos causados pelas escavações, mas até o fechamento desta edição não havia obtido retorno.



Deixe o seu comentário