Porto Velho/RO, 19 Março 2024 12:37:14
Diário da Amazônia

Campanha “Outubro Rosa” inicia em Cacoal

Durante todo mês de outubro, as unidades de atendimento da rede básica de saúde de Cacoal terão programação direcionada ao ‘Outubro..

A- A+

Publicado: 04/10/2014 às 14h00min | Atualizado 26/04/2015 às 19h43min

Neide Barreto, gerente da Unidade Edmur José Marchioli

Neide Barreto, gerente da Unidade Edmur José Marchioli

Durante todo mês de outubro, as unidades de atendimento da rede básica de saúde de Cacoal terão programação direcionada ao ‘Outubro Rosa’ – ações voltadas à mulher para o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero. Cada uma delas tem agenda independente com foco em ampliar o atendimento para aquelas que têm mais 40 anos. “Vamos trabalhar autoestima e motivação para atrair o maior número possível”, contou Neide Barreto, gerente da Unidade Edmur José Marchioli que fica no bairro Liberdade.

A dona de casa Anselma Salsedo, 54 anos, aproveitou a abertura da campanha no bairro e passou pelo médico com o resultado de sua segunda mamografia na mão. Segundo ela, que já teve dois casos de câncer na família – o pai faleceu com a doença na próstata e a filha de 17 anos diagnosticada com câncer uterino – o controle é a arma contra a doença. “Quem já sentiu na família fica mais consciente e se cuida com frequência”, afirmou. “Temos que acabar com o tabu de que câncer não tem cura e fazer com que as mulheres procurem as unidades de saúde para a realização de exames” explicou a enfermeira Milena Rack. Em Cacoal a programação nas unidades de saúde Cristo Rei, Nova Esperança, Princesa Isabel, Joaquim Gonçalves Ledo, Village do Sol, Centro de Saúde da Mulher, São Judas Tadeu e Edmur José Marchioli serão o dia todo.

Escola Chico Mendes participou da abertura do evento

Escola Chico Mendes participou da abertura do evento

Ariquemes participa da luta contra o câncer de mama e útero

“Participe da luta contra o câncer de mama e de útero e declare seu amor por você mesma” é o lema do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha foi lançada na noite de quarta-feira no Espaço Cultural do Centro Administrativo Dr. Carpintero, em Ariquemes. Em 2013 foi realizado o primeiro ano da campanha em Ariquemes. Este ano, a programação continua, visando o atendimento de mulheres de todas as idades sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama, que é o segundo tipo mais frequente em todo o mundo. “Nós realizaremos preventivos, exame clínico das mamas, além de outros exames, como o teste rápido para HIV, pressão e glicemia. Mesmo o foco sendo os cânceres de mama e útero, o Outubro Rosa busca trabalhar a mulher como um todo”, explica Luana Novaes, coordenadora da Atenção Básica em Ariquemes. “É importante que as mulheres procurem acompanhamento médico mesmo que ela não apresente nenhuma sintomatologia, porque o câncer muitas vezes não apresenta sintomas e quando apresenta, pode estar em um estágio avançado, aí a cura é mais difícil”, diz Luana.

A abertura oficial teve a participação do teatro “A Rainha das Cores”, da escola Chico Mendes. Mais informações na Secretaria de Saúde de ou pelo telefone (69) 3535-2337. (GUSTAVO REBOUÇAS)

Dados

O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, estimaram-se para o Brasil 52.680 casos novos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

Em quatro das cinco regiões brasileiras, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores de pele (não melanoma): Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil).
Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer de colo do útero (23/100 mil).



Deixe o seu comentário