Porto Velho/RO, 22 Março 2024 09:13:37
Diário da Amazônia

Candidatos a vice-governador expõem propostas em debate, em Ji-Paraná

Numa parceria com o Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra) e a Associação Comercial e Industrial (Acijip), o Sistema..

Por Portal SGC
A- A+

Publicado: 22/10/2014 às 14h21min | Atualizado 28/04/2015 às 18h57min

Neodi Carlos e Daniel Pereira durante debate promovido na segunda-feira à noite

Neodi Carlos e Daniel Pereira durante debate promovido na segunda-feira à noite

Numa parceria com o Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra) e a Associação Comercial e Industrial (Acijip), o Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC) promoveu na segunda-feira à noite debeta entre os candidatos a vice-governador, Neodi Carlos, de Expedido Júnior (PSDB), e Daniel Pereira, de Confúcio Moura (PMDB). Para quem esperava um debate pacato, se enganou. Pois o clima esquentou entre os postulantes à vaga no Palácio Presidente Vargas ou Complexo Rio Madeira (novo palácio).

Em duas horas de debate, os candidatos apresentaram propostas para governar o Estado nos próximos quatro anos, com ênfase na agricultura, educação, mobilidade, segurança pública, meio ambiente, moradia, saneamento básico, cultura e lazer. Mais de 450 pessoas, entre acadêmicos, políticos, empresários e representantes da sociedade civil organizada participaram do evento com cobertura para todo o Estado pela Rede TV!.

Mediado pelo jornalista Fábio de Souza, o debate foi dividido em cinco blocos, e teve como objetivo oportunizar aos eleitores de Rondônia, estimados em 1,127 milhão, a chance de escolha de seus futuros representantes, bem como, contribuir com o processo eleitoral.

“Faço uma avaliação muito positiva desse debate, no qual tivemos a oportunidade de mostrar aos eleitores de Rondônia a diferença das duas propostas dos candidatos, aquilo que é verdade e aquilo que é mentira. E graças a Deus tivemos essa oportunidade de falar diretamente com nossos eleitores”, ressaltou Neodi Carlos.

Para Daniel Pereira, foi um debate esclarecedor e de muito proveito. “Um debate muito bom. Na verdade um debate de ideias. Não se trata de um confronto de pessoas, até porque respeito muito o candidato adversário. Agora a proposta que ele defende não é tão coerente, principalmente quando falei sobre agricultura. Ele é um homem do campo e nada falou sobre agricultura”, destacou.

Mediador faz análise sobre história de vices no País

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), Hugo Araújo, e o diretor do Ceulji/Ulbra, Valmir Miguel, os objetivos foram alcançados. “Na minha avaliação o debate foi excelente, haja vista que tivemos a oportunidade de conhecer as ideias dos canditados a vice-governador do Estado, pois na maioria das vezes só conhecemos os candidatos a governador. Com isso, podemos entender o que pensam a segunda pessoa no escalão do governo do Estado”, detalhou Valmir.

“Uma grande parceria entre Acijip, Ceulji/Ulbra e Rede TV! do SGC, que só veio contribuir com nosso Estado, nesse momento de proximidade do processo eleitoral, realizado no dia 26 próximo”, salientou Hugo Araujo.

Com transmissão pela Rede TV! Rondônia e cobertura das rádios Alvorada AM/Jovem Pan e Globo, além do Portal SGC, Jornal Diário da Amazônia e emissoras e sites locais, os postulantes ao cargo majoritário, Expedito Júnior e Confúcio Moura não participaram devido a compromissos já agendados.
“Se analisarmos a história política brasileira e recente da democracia, os vices têm colaborado e muito com nosso País. A exemplo de Tancredo Neves, que foi eleito, mas quem assumiu foi o vice, José Sarney; e Fernando Collor, que ao ser cassado foi substituído por Itamar Franco. Em Rondônia, tivemos um candidato que por seis meses ficou governador do Estado e era vice, por isso a importância desse debate”, afirmou Fábio de Souza. (WILSON NEVES)



Deixe o seu comentário