Porto Velho/RO, 20 Março 2024 23:09:20
Cidades

Católicos celebram São João Bosco

Centenas de católicos de várias paróquias de Ji-Paraná em dezenas de veículos, entre automóveis e motocicletas, celebraram com uma..

A- A+

Publicado: 17/08/2016 às 08h11min

Com apoio da Polícia Militar e da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), a carreata de Dom Bosco percorreu as principais vias do primeiro distrito da cidade.

Com apoio da Polícia Militar e da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), a carreata de Dom Bosco percorreu as principais vias do primeiro distrito da cidade.

Centenas de católicos de várias paróquias de Ji-Paraná em dezenas de veículos, entre automóveis e motocicletas, celebraram com uma procissão o dia de São João Bosco padroeiro deste munícipio e da Diocese que é composta de 23 paróquias. Este ano, a carreata saiu da paróquia São Sebastião no bairro Jardim dos Migrantes, passando por outras duas comunidades até o Centro Diocesano de Formação no bairro, Dom Bosco. Em decorrência do feriado, ontem, todo o comércio e repartições públicas fecharam suas portas.

Já nas primeiras horas da manhã os católicos começaram chega procedentes de várias partes da cidade e dos setores rurais, sendo recepcionados com um café da manhã, e logo na sequência participando de uma missa. A carreata que estava marcada para ter início as 8h30, começou somente as 9h30. Maria de Lurdes Oliveira do projeto Riachuelo se disse realizada em poder participar das comemorações do padroeiro de Ji-Paraná. “Sempre que posso, participo”, declarou.

Com apoio da Polícia Militar e da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), a carreata de Dom Bosco percorreu as principais vias do primeiro distrito da cidade, passando pela comunidade Rainha da Paz do bairro Urupá e em frente a área onde era a igreja Matriz, demolida há quase um mês. Com cânticos e muitos fogos, o cortejo chegou ao Centro Diocesano de Formação com a imagem do Santo recebida por outros padres. Logo, foi celebrada outra missa pelo padre José Celestino. (mais…)

O Padroeiro

De acordo com o padre José Celestino a festa de Dom Bosco é motivada pelas comunidades e do povo católico, acredita e venera Dom Bosco que no passado foi um grande formador das crianças, juventude e família. Ainda de acordo com Celestino a Diocese conta com quatro paróquias que compõem a regional centro sendo que as celebrações iniciaram pela área rural, depois na paróquia Nossa Senhora de Fátima, São João Bosco (centro) São Sebastião (Jardim dos Migrantes) e encerrando no Centro Diocesano de Formação onde oferece amplo espaço para a realização das atividades finais.

Matriz

Padre José Celestino finalizou informando que desde o último domingo (14), a paróquia São José situada no começa da avenida Maringá do bairro de Nova Brasília, segundo distrito, passou a ser temporariamente, a Catedral de Ji-Paraná. Segundo Celestino, a decisão foi tomada pelo Bispo Diocesano Dom Bruno Pedron. De acordo com o padre a decisão se deve em decorrência que toda catedral necessidade de uma igreja com a capacidade suficiente para atender todos os eventos necessários. “Essa é uma decisão meramente burocrática”, concluiu.



Deixe o seu comentário