Porto Velho/RO, 19 Março 2024 02:37:35
Cidades

Mulheres sindicalistas participam de encontro

Encerra quarta-feira no Centro de Formação de Agricultores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), o..

A- A+

Publicado: 17/08/2016 às 07h50min | Atualizado 17/08/2016 às 08h01min

O evento promovido pela Fetagro, Contag e Movimento dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). (Foto Wilson Neves)

O evento promovido pela Fetagro, Contag e Movimento dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). (Foto Wilson Neves)

Encerra quarta-feira no Centro de Formação de Agricultores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), o Encontro Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, com representantes de todo Estado. Na pauta assuntos relacionados; á igualdade de gênero entre as mulheres; retrospectiva da participação delas em movimentos sindicais; análise de conjuntura sobre as condições de trabalho e as políticas públicas, que foram implementadas em âmbito Nacional, Estadual e Municipal.

“É um momento extremamente importante, vamos ter a oportunidade de fazer uma retrospectiva do trabalho das mulheres nesses 23 anos Federação e luta nos movimentos sindicais. Vamos sair daqui bem mais fortalecidas”, destacou Sirlene Oliveira, secretária do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Novo Horizonte

O evento promovido pela Fetagro, Contag e Movimento dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), pretende também alinhar as ações sobre a organização e formação das mulheres, com debates, reflexões e planejamentos, com objetivo principal de promover um balanço político com vistas a fortalecer sua organização e incidência em preparação ao VIII Congresso da FETAGRO (CONFETAGRO) e ao 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR).

“Vamos fazer esse encontro em todos Estados, discutindo as questões que desafiam a luta das mulheres rurais, e preparando para o Congresso Nacional da Contag, que vai eleger nova direção da Contag. É momento de parar e refletir a conjuntura em nível Nacional e os impactos na vida das mulheres” ressaltou Alessandra Lunas – Sec. Nacional de Mulheres da Contag.

De acordo com a secretária de mulheres da FETAGRO, Izabel de Oliveira, o momento permitirá uma reflexão sobre a história de luta das mulheres. “A construção de um posicionamento político;a analise da situação das mulheres na agricultura familiar e as diretrizes a partir de seus olhares, com adoção da paridade de gênero em todas as instâncias deliberativas do movimento sindical e a construção de estratégias para sua implementação, serão debatidos nesse encontro”, detalhou.

Izabel reforça que o encontro proporciona a troca de experiências e conhecimento a partir de resgates das histórias, com uma socialização política em âmbito estadual sobre os momentos que marcaram a luta das mulheres, suas principais conquistas e desafios históricos e atuais, além dos caminhos percorridos neste processo para a construção da participação política das trabalhadoras rurais no MSTTR.

 

 



Deixe o seu comentário