Porto Velho/RO, 26 Março 2024 08:42:14
Diário da Amazônia

Casa Familiar Rural vai formar agricultores

Escola em tempo integral voltada ao jovem agricultor visa formar nova geração de produtores.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 17/03/2016 às 05h20min

Casa Familiar rural será uma autarquia da Secretaria de Estado de Educação

Casa Familiar rural será uma autarquia da Secretaria de Estado de Educação

Na terça-feira a secretária de Educação, Fátima Gaviolli, apresentou em primeira mão aos deputados de Rondônia, o projeto da criação do Instituto Zilda Arns de Educação Rural (Izaer), que será construído em uma área de 29 hectares localizado em Candeias do Jamari.

A Casa Família Rural (CFR) Zilda Arns será uma autarquia, afirmou, sem fins lucrativos, de natureza educacional, voltada a formação de jovens empreendedores rurais e a geração do conhecimento aplicado no campo. A ideia das casas é formar jovens agricultores, estimulando-os a permanência no campo, a partir de condições dignas de vida, buscando formar uma classe média rural capaz de empreender com alta produtividade e rentabilidade, tendo acesso ao conhecimento e a novas tecnologias.

A sede do empreendimento será no assentamento Flor do Amazonas, no município de Candeias do Jamari, com formação em nível médio, integrado ao profissionalizante em regime de alternância, formando a cada três anos, duas turmas de técnicos em agropecuária. O secretário da Seagri, Evandro Padovani, disse que a escola é um sonho para a área Rural e que vai preparar os jovens para o trabalho no campo com técnicas modernas de empreendedorismo, especialmente na região de Candeias, que tem vários assentamentos e possibilitará a capacitação dos jovens, promovendo a autoestima e a renda das famílias.

Disse que a secretaria em conjunto com o DER já iniciou a limpeza do terreno para receber a estrutura da escola, que contará como parceiros a Embrapa, Emater, Unir e Ceplac que auxiliarão com técnicos e capacitação.

O conselheiro de Responsabilidade Social da Santo Antônio Energia (SAE), Frei Phillip Machado, apresentou o projeto a ser construído em Rondônia, citando como exemplo escolas semelhantes já instaladas e com resultados positivos no Estado da Bahia.

Segundo o Frei Phillip existem CFR em 30 países, em cinco continentes, com esta mesma concepção.



Deixe o seu comentário