porto velho - ro, 12 Setembro 2019 21:40:19
    Geral

    Chapa 12 – Somos todos CRP defende autonomia do Conselho

    Em resposta às necessidades da categoria a Chapa 12 Somos todos CRP foi composta para concorrer ao mandato eletivo do próximo triênio de..

    A-A+

    Publicado: 19/07/2019 às 14h58min

    Em resposta às necessidades da categoria a Chapa 12 Somos todos CRP foi composta para concorrer ao mandato eletivo do próximo triênio de gestão do Conselho Regional de Psicologia, 24ª Região. O grupo formado por 18 psicólogos com diferentes experiências e formações firmado em uma rede de apoio abrangendo as diversas áreas de atuação da Psicologia.

    Encabeçando a Chapa 12, a psicóloga Mercedes Gurgel, escolhida unanimemente por seus pares para concorrer à Presidência do Conselho Regional de Psicologia Região 24, ressalta que “o objetivo é construirmos juntos um projeto para o exercício profissional pautado na qualidade científica e ética, e compromissado com a democracia e com a dignidade humana”, afirma. Nascida em Manaus, Mercedes veio para Porto Velho em 1980. Em 1997 se formou em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia – Unir.

    Segundo Mercedes, a Chapa 12 agrega um grupo unido para enfrentar os desafios do CRP, que basicamente precisa orientar, fiscalizar e disciplinar. Ela lembra as dificuldades de alcançar os colegas, que atuam, por exemplo, em Pimenteiras, Cabixi, São Francisco ou São Miguel? “Como orientar e fiscalizar estas ações que são de grande responsabilidade, pois lidamos com vidas humanas e diretamente estamos nos responsabilizando. Por exemplo, para o porte de arma de fogo, a avaliação psicológica tem peso significativo e onde houver seres humano haverá trabalho para o psicólogo”, pontua.

    De acordo com Mercedes um dos nossos maiores desafios é aproximar o psicólogo do Conselho e vice-versa. “Se ele tiver à disposição alguém para o atender vamos nos sentir mais próximos. Se o profissional tem uma dúvida ou uma denúncia, uma dificuldade qualquer, por conta desta distância, ele não pode contar com seu Conselho. Exemplo de limitações, existem pessoas no interior que não conseguem usar internet porque não tem acesso. Nossa ideia é facilitar, mudar esta realidade”, falou.

    Oficialmente, a campanha começou em maio. As chapas foram registradas em Manaus e homologadas em Brasília, explica a candidata à Presidência do CRP 24. “Estamos trabalhando a todo vapor, distribuindo panfletos, adesivos para carros, mídias sociais, participação em eventos e visitas às faculdades e clínicas. Estamos esperando o retorno das aulas para realizarmos uma visita oficial às Instituições de Ensino. Quem vota é o profissional, mas o projeto é conquistá-lo desde a academia. Então, nos aproximamos dos acadêmicos para que eles saiam da faculdade sabendo o que faz o Conselho, pois muitos confundem com as atribuições do sindicato, por exemplo. O Conselho representa o profissional para a sociedade. É orientar, fiscalizar e disciplinar uma classe”, finaliza.

    Integrando a Chapa 12, o candidato a vice-presidente, o psicólogo Cleibson André Torres destaca que a ideia é ampliar a interiorização da atuação do Conselho, somando representantes de todas as regiões do estado. “Também buscamos uma representação plural, pensando no respeito às diferentes epistemologias e práticas da Psicologia, e nas especificidades de cada área de atuação. Reconhecemos cada abordagem como igualmente relevante na diversidade da atuação profissional, que se insere na pluralidade dos modos de acolhimento da condição humana”, argumenta Torres.

    A Chapa 12 – Eu sou Psicólogo – Somos Todos CRP conta ainda com o engajamento de mais 16 profissionais, sendo 13 de Rondônia (Porto Velho, Cacoal, Ariquemes, Pimenta Bueno, Vilhena, Ji-Paraná) e três de Rio Branco, Acre.

    A votação será realizada na modalidade online, das 8 horas do dia 23 de agosto de 2019, às 17 horas do dia 27 de agosto de 2019; e, nos locais de votação no dia 27 de agosto, das 8 às 17 horas, respeitados os fusos horários das diversas regiões do país.
    Assessoria



    Escreva um comentário