Porto Velho/RO, 26 Março 2024 00:47:58
Diário da Amazônia

Compras, festas e religião: As nuances do Natal

Manter viva a tradição do Natal é mais importante do que se imagina.

Por Fernando Pereira
A- A+

Publicado: 24/12/2017 às 06h45min

A casa do Papai Noel é uma das forças, segundo o presidente da Acijip, que mantém a tradição do Natal viva

Os dias que precedem o Natal são marcados por uma aura diferente, pois nesta época as pessoas estão com as energias e pensamentos concentrados em fazer compras, em preparar ceias e organizar eventos religiosos. Para a economia, a data é muito importante, porque os comércios vendem mais, o que faz com que o dinheiro saia do bolso do consumidor e passe a girar, gerando um “aquecimento econômico”.

Tradição

Hugo Araújo, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), disse que a tradição do Natal, ao longo das últimas décadas tem perdido sua força, o que faz com que, a cada ano que passa, as vendas percam intensidade, “pois se a tradição não se mantém firme, tudo o mais que a envolve também esmorece”.

Hugo lembrou que o fato de a prefeitura de Ji-Paraná investir nos enfeites natalinos, através do Projeto Natal e Luz, e também com a Casa do Papai Noel funcionando nesta época, é uma força a mais para sustentar a tradição.

“Ji-Paraná, graças a esta ação da prefeitura, passou a ser a cidade do turismo natalino de Rondônia, pois temos, além dos enfeites, o maior Papai Noel Gigante da Região Norte do País e casa do ‘bom velhinho’. Isso atrai pessoas para cá. Mas nas demais cidades, o que tenho ouvido falar é sobre essa queda nas vendas, e isso não tem se dado em função da crise econômica, mas em função da perda da tradição. Logo, urge dessa constatação, que manter a tradição natalina é importante para as economias local e nacional, pois sem tradição não há celebração, e sem celebração, não há compras de presentes e/ou alimentos para as ceias de Natal”, declarou Hugo.

União

O teólogo e mestrando em teologia, Jairo Vieira, que é pastor presbiteriano, diz que é importante que a tradição do Natal seja mantida também em função das festas e, sobretudo, em função da parte religiosa, pois, afinal de contas, o Natal, teologicamente, se refere ao nascimento de Jesus Cristo.

“O momento de festa une as famílias e amigos, e momentos assim são importantes, pois são compartilhados sentimentos de amor entre filhos e pais, entre marido e mulher, entre amigos, através do ato de comerem todos juntos, trocar presentes, e de simplesmente estarem ali no mesmo ambiente, pois o que traz razão à nossa existência, precipuamente, são os relacionamentos, que é a partir dos quais é que a vida se dá em sua inteireza”, explicou.

Jesus

“Mas no Natal, e em todos os demais dias, as pessoas não devem se esquecer de Jesus, pois o fato de ele ter nascido representa muita coisa positiva para os que nele acreditam. Foi a vinda de Jesus, para nós cristãos, é que mudou o curso de nossa história, pois através de sua entrega apaixonada por todos nós é que temos acesso à salvação graciosa de Deus, e podemos ter um futuro excelente no pós-morte”, destacou o pastor.



Deixe o seu comentário