Porto Velho/RO, 22 Março 2024 18:36:20
SAÚDE

Covid-19: produzir vacina pode levar meio milhão de tubarões à morte

Óleo natural feito no fígado desses animais é usado como adjuvante para aumentar a eficácia de vacinas, fortalecendo a resposta imunológica

A- A+

Publicado: 28/09/2020 às 11h37min | Atualizado 28/09/2020 às 11h38min

Óleo natural feito do fígado de tubarões é usado como adjuvante de vacinas
Pixabay

Cerca de meio milhão de tubarões podem ser abatidos em meio aos esforços para produzir uma vacina contra a covid-19, de acordo com especialistas em vida selvagem. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Os tubarões são caçados para a fabricação do esqualeno, um óleo natural feito no fígado dos animais. O ingrediente é usado como um adjuvante para aumentar a eficácia de vacinas, criando uma resposta imunológica mais forte. Ele está presente em algumas das candidatas à vacina contra a covid-19, segundo o jornal.

Se uma dessas vacinas for usada em todo o mundo, o grupo conservacionista Shark Allies acredita que cerca de 250 mil tubarões precisarão ser abatidos para fornecer uma dose para cada pessoa.

Como muitas vacinas que estã sendo desenvolvidas contra a covid-19 exigem duas doses, isso significa que cerca de 500 mil tubarões precisariam ser abatidos para a produção desses imunizantes, de acordo com cálculos do grupo conservacionista sediado na Califórnia.

(R7)



Deixe o seu comentário