Porto Velho/RO, 27 Março 2024 16:45:44
RONDÔNIA

Dia das Crianças na Penitenciária Federal

As crianças puderam aproveitar para conhecer de perto o trabalho dos agentes e desmistificar a visão que todos costumam ter do presídio.

Por Miguel Franco Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 22/10/2018 às 09h19min

Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia

O primeiro Dia das Crianças, organizado pelos agentes da Penitenciária Federal em Porto Velho (PFPV), aconteceu durante toda a manhã da sexta-feira (20), com palestras, brincadeira, lanches e atendimentos médicos. Ao todo, mais de 200 crianças participaram, das idades entre 6 e 17 anos, das escolas municipais Flor do Cupuaçu e Manoel Pedro Pereira, que ficam nas proximidades da unidade de segurança máxima.

O evento que iniciou às 8h, teve palestras de segurança, conscientização no trânsito, conhecimentos de biologia, sobre animais peçonhentos, higiene bucal. As crianças puderam aproveitar para conhecer de perto o trabalho dos agentes e desmistificar a visão que todos costumam ter do presídio.

“As criança não tem a visão que o adulto tem, do esteriótipo. Não tem o ‘pré-conceito’, então para elas é algo legal, porque elas veem a gente como ‘super-heróis’. Quando fomos às escola, a gente foi bem recebido.”, relatou a agente Daniele Saggioro ao convidar as escolas para o evento.

De acordo com Daniele, “a ideia surgiu de cinco agentes, sendo que quatro delas são mães. Então a sensibilidade deu força para realizar um evento desse. Inicialmente era para ser uma ação pequena, apenas para uma escola. Mas são apenas duas na região, então expandimos e acrescentamos a outra escola. Hoje, no evento, temos as escolas e também os filhos dos nossos terceirizados.”

“A penitenciária possuí um breve histórico de ações sociais, ano passado foi realizado eventos voltados para os pais, direcionado para apoio social, atendimento médico. Desta vez, as crianças aproveitaram o evento totalmente voltado a elas”, disse Paulo Rocha, chefe do serviço de saúde da penitenciária.

A diretora Edinalda, da Escola Flor do Cupuaçu conta da expectativa para este primeiro evento. “Está sendo maravilhoso, a gente não tinha noção de como seria o evento. Mas quando chegamos aqui e vimos toda a estrutura, o que preparam para as crianças, ficamos encantados! As crianças estão adorando!”

O evento teve a parceria do Detran-RO, Defesa Civil, Faculdade São Lucas, Faculdade Fimca, Dydyo Refrigerantes, Distribuidora 21, Gabarito Concursos, Supermercado Oliveira, Fada Materiais de Construção e Barbosa Materiais Elétricos.



Deixe o seu comentário