Porto Velho/RO, 22 Março 2024 05:28:15
RONDÔNIA

Diário 24 anos de instalação

O jornal foi inaugurado em 93 e inovou na forma de fazer jornalismo em Rondônia.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/09/2017 às 05h00min | Atualizado 17/11/2018 às 23h00min

Há exatamente 24 anos, o Diário da Amazônia se consolidava na capital rondoniense. O compromisso com a verdade e, a responsabilidade com a informação tornou do impresso o mais comercializado da região. Hoje circulando em 52 municípios do Estado, o jornal foi o primeiro a contar com uma tecnologia moderna de impressão colorida, também foi o primeiro periódico da região Norte a entrar na rede mundial de computadores.

Na última quarta-feira (13), data em que o jornal foi inaugurado, ocorreu uma solenidade de comemoração com os funcionários e diretores, quando estiveram presentes toda a equipe de jornalismo, comercial e financeira.

“Com a crise que assola o País, onde muitas empresas que antes de completar o primeiro ano de funcionamento já fecham as portas, poder comemorar 24 anos de produção jornalística é uma grande vitória”, disse o gerente Antônio Cavalcante.
O Diário da Amazônia pertence ao Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC), juntamente com a Rede TV! Rondônia, Rádio Globo AM e Rádio Alvorada. O Diário também conta com uma equipe de jornalismo em Ji-Paraná e Cacoal, realizando a cobertura no interior do Estado.

Sobre os projetos futuros do jornal, o gerente Antônio Cavalcante explica. “Estamos discutindo um novo projeto com a equipe de jornalismo e os gestores para ampliar a nossa cobertura na região, onde alcançaremos um público maior. O jornal impresso está inserido dentro desse projeto”, adiantou o editor-chefe Marcelo Freire, destacando que na época em que o jornal surgiu trouxe inovação em Rondônia.

Prêmios de jornalismo

Com o engajamento em questões sociais e o zelo na análise e investigação dos fatos, o impresso é destaque na mídia rondoniense, onde já venceu diversos prêmios desde a sua inauguração em 1993. Dentre as conquistas, o jornal recebeu o prêmios de jornalismo do Ministério Público do Estado de Rondônia, Sindicado dos Jornalistas do Estado de Rondônia (Sinjor) e concorreu como finalista nos prêmios nacionais Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI de Jornalismo 2014) e CNH de Jornalismo.

Ampla cobertura

O jornal que participa ativamente contando a história da Amazônia se diferencia no aprofundamento dos temas locais, dando grande visibilidade às questões inerentes ao cotidiano do Estado, a cobertura conta com o acompanhamento dos casos, prestando um serviço à comunidade na melhoria das políticas públicas e qualidade de vida. Com quase 7.000 mil edições publicadas, o impresso acaba sendo referência para os outros jornais da região. “O sucesso do jornal depende de uma série de fatores, além da união de todas as equipes, o Diário defende muitas bandeiras, colabora com as causas regionais como as melhorias da BR-319, a duplicação da BR-364, a Hidrelétrica de Tabajara em Machadinho, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, ou seja, o jornal é motivado pelas causas de Rondônia e da Amazônia e está sempre atualizado com o que está acontecendo no Brasil e no mundo, este compromisso com todas estas causas é o que torna o jornal líder na mídia escrita aqui em Rondônia”, disse o jornalista.

Parceria com Emir Sfair

“Desde os anos 80, com o crescimento do Estado, pensávamos ingressar no ramo das comunicações. Então no início dos anos 90, quando nasceram mais municípios, com a chegada de novas levas de migrantes, constatamos a necessidade de um jornal que circulasse em todo Estado e isto foi possível com a parceria firmada com o saudoso Emir Sfair. De lá para cá, com a ajuda dos amigos, de nossos colaboradores e anunciantes fomos crescendo e atingindo todos os municípios do Estado.

A luta contra a corrupção

“Nesta data histórica, que foi escolhida para coincidir com a criação do Território Federal do Guaporé, eu tenho que enfatizar a luta do Diário contra a corrupção. Desde que foi inaugurado em 1993 a orientação dada aos nossos jornalistas é neste sentido. Também é necessário citar o engajamento do Diário e das emissoras de rádio e televisão alinhadas ao SGC, pelas causas regionais de Rondônia, pelas bandeiras amazônicas. Comemorados mais um aniversário com os olhos voltados para o futuro.

Papel de criação

“Com o jornal cumprindo fielmente seu papel de integração estadual, nos dedicamos desde o primeiro dia da sua fundação para que o Diário cresça e represente condignamente a população rondoniense. Com o passar dos anos se tornou pujante como o estado de Rondônia e, sempre pugnando pela justiça, com uma linha jornalística coerente, sempre defendendo o povo de Rondônia. Estamos iniciando hoje mais uma etapa. Nossos agradecimentos aos colaboradores, corpo de funcionários e anunciantes.

A união de todos

“Constato depois de tantos anos, que se formou uma família por aqui. Temos um jornal moderno, atuante, combatendo as mazelas. Destaco a união dos funcionários com a direção, todo mundo se desdobrando para fazer a sua parte e a empresa evoluindo. Temos ainda desafios, uma travessia nesta crise econômica, que levou tantas empresas jornalísticas a reduzir funcionários e até fechar as portas, mas o Diário continua firme comemorando mais um aniversário.

Parte da história

“O Diário faz parte da história de Rondônia. Chegou em 1993 com novas propostas, modernizando a mídia escrita numa época que o Estado vivenciava uma explosão de crescimento. O jornal tem prestado nesta trajetória de mais de duas décadas, relevantes serviços para o Estado. Estamos festejando 24 anos de circulação e projetando o futuro com otimismo, com o apoio dos seus proprietários, de toda direção do SGC e de nosso corpo de funcionários”.

Lenha na fogueira

O jornalista Silvio Santos, mais conhecido como o Zé Katráka, é responsável por difundir a cultura produzida pelo povo rondoniense. O consagrado colunista, integra a equipe do Diário desde os primeiros meses de funcionamento. Ele lembra que na época ficou muito chateado quando não recebeu o convite para trabalhar na empresa, mal sabia ele que o seu nome já era cogitado pelo Emir Sfair, então diretor do Diário na época. Meses depois, Zé foi convidado para uma entrevista, onde elogiado pelo seu trabalho, foi contratado de imediato, sua primeira coluna saiu em 12 de junho de 1994. Emocionado, ele lembra deste dia:

“A coluna lenha na fogueira tem esse nome pela data que foi criada, ela saiu em junho, mês das festas de São João, no dia 12 de junho de 1994 saiu a minha primeira coluna, até hoje guardo o jornal com a entrevista do seu Emir, porque aquilo marcou a minha vida, pois eu tinha um desejo danado de vir trabalhar aqui. Na época eu escrevia outra coluna no Estadão, mas queria mesmo era trabalhar aqui, justamente pelo jornal ser inovador na imprensa de Rondônia. Esta coluna revelou o Zé Katráka, que é o porta-voz dos segmentos culturais e fala o que o povo quer saber, desde então ele ficou conhecido, falo ele, como se fosse outra pessoa mesmo, pois, muitas vezes o pensamento do Silvio Santos não é o mesmo do Zé Katráka”.

Sobre comemorar 24 anos na empresa ele revela:

“É com muita alegria que comemoro estes vinte e quatro anos, o Diário é uma verdadeira escola para os jornalistas, muitos jornalistas que passaram por aqui, hoje são destaque na grande mídia. Sinto um grande orgulho de trabalhar no Diário da Amazônia, por isso, eu até fui estudar jornalismo, mas não gostei, pois, deixei de ser a atração, me tornei amigo do pessoal e o Zé Katráca perdeu a graça (risos).

Promoções e eventos 

O Diário tem abraçado importantes causas sociais no Estado. A equipe de jornalismo e comercial promove todos os anos a Semana do Meio Ambiente alertando a população sobre a consciência da preservação da natureza.

O jornal recebe em sua redação todos os anos acadêmicos de jornalismo, publicidade e alunos de escolas da rede pública estadual e particular. As visitas servem para conhecer o processo de montagem do jornalismo e como é produzido o conteúdo jornalístico.

Exposições fotográficas narrando a história de Rondônia também fazem parte do agende de trabalho dos profissionais de redação e comercial. A última exposição aconteceu no Shopping de Porto Velho e recebeu a visita de mais de 20 mil pessoas.



Deixe o seu comentário