Porto Velho/RO, 27 Março 2024 00:41:52
Diário da Amazônia

Dificuldades para atendimento serão discutidas em audiência

O trabalho desenvolvido pela Comunidade Santa Marcelina, em Porto Velho, despertou a atenção dos deputados Dr. Neidson (PTdoB), Adelino..

A- A+

Publicado: 10/04/2015 às 03h35min | Atualizado 28/04/2015 às 06h43min

O trabalho desenvolvido pela Comunidade Santa Marcelina, em Porto Velho, despertou a atenção dos deputados Dr. Neidson (PTdoB), Adelino Follador (DEM) e Luizinho Goebel (PV), além do prefeito de Vilhena, José Rover, que visitaram a instituição na última quarta-feira, a convite da diretora, irmã Lina Maria Ambiel. Na ocasião, irmã Lina expôs aos visitantes as dificuldades enfrentadas para manutenção da Comunidade, que abrange um hospital e uma creche.

A diretora esclareceu que o custo dos equipamentos, como próteses, cadeiras de rodas, muletas e sapatos é praticamente coberto pelo Sistema Único de Saúde, mas a instituição tem dificuldades devido à defasagem da tabela do SUS, que paga R$ 10 por consulta e R$ 8 por internação. Outro ponto levantado pela irmã Lina foi em relação ao custeio de manutenção com a alimentação, porque muitos pacientes vêm do interior do Estado. Os parlamentares tiveram a oportunidade de conversar com pacientes que receberam próteses e enalteceram o trabalho realizado pela instituição, como é o caso de Selene de Souza, do município de Jaru, que perdeu a perna em acidente com motocicleta; e de Arivaldo Freire, do estado do Amazonas, que perdeu a perna em decorrência de hanseníase.

Ambos disseram que a Comunidade Santa Marcelina realiza trabalho de excelência.

Diante das dificuldades apresentadas pela direção, os deputados decidiram realizar audiência pública com a participação de todos os parlamentares estaduais, prefeitos e vereadores, secretário de estado da Saúde e Procuradoria Geral do Estado no ginásio da própria instituição, em data a ser confirmada.



Deixe o seu comentário