Porto Velho/RO, 21 Março 2024 21:41:32
Diário da Amazônia

Eletrobras é convocada para dar explicações

Maurão decidiu convocação, após se reunir com o procurador da Eletrobras Rondônia.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 24/09/2015 às 05h05min | Atualizado 24/09/2015 às 15h41min

Maurão de Carvalho reuniu-se na terça-feira com diretoria da empresa de eletrificação

Maurão de Carvalho reuniu-se na terça-feira com diretoria da empresa de eletrificação

Para melhor esclarecer os constantes “apagões” no Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP) decidiu convidar os dirigentes de empresas transmissoras, distribuidoras e os órgãos de controle do sistema elétrico para uma reunião na próxima terça-feira, a partir das 15h. Maurão reuniu-se na terça-feira com o procurador da Presidência da Eletrobras Rondônia, Efraim Cruz, para tratar do problema que tem gerado muitos prejuízos e reclamações dos usuários.

“Vamos convocar os representantes da Eletronorte, que é a responsável pela transmissão de energia; da Eletrobras Rondônia, que distribui a energia, além de membros da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema (ONS), para prestar esclarecimentos aos parlamentares e à sociedade”, afirmou.

O Legislativo Estadual já aprovou voto de repúdio à empresa concessionária do serviço, que apresentou uma versão que a exime da responsabilidade sobre os blecautes.

“Se consumimos apenas 10% da energia que geramos, como explicar os sucessivos apagões? Temos que buscar as causas do problema, resolvê-las e dar segurança aos usuários, que pagam uma energia cara e não podem seguir prejudicados”, disse Maurão.

Questionado sobre a possibilidade de as termoelétricas voltarem a operar, Efraim disse que essa possibilidade de religação existe, mas o problema não seria totalmente resolvido, já que poderia haver novas interrupções, pois se trata de um complexo sistema de operação. Segundo ele, a Eletrobras Rondônia tem sofrido com os apagões, a exemplo dos demais usuários, e culpou a transmissão pelos repetidos apagões.

“O que é gerado nas usinas é levado até a subestação coletora. Parte da carga é retirada para abastecer Rondônia e Acre, e o excedente é enviado ao sistema elétrico nacional, via corrente contínua. Caso haja qualquer anormalidade, o sistema é desligado como forma de prevenção. Se não recebemos energia, não podemos distribuí-la para a população”, explicou.(Da Assessoria)

Acir usou ontem a tribuna do Senado para protestar

Acir usou ontem a tribuna do Senado para protestar

Senador pede investigação e solução das causas

Ao usar a tribuna ontem, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) voltou a protestar, lembrado que, apesar de gerar energia elétrica para vários Estados, Rondônia sofre com os apagões. Nos últimos dias, houve pelo menos seis interrupções no fornecimento de energia, pelo menos três horas, problema que atinge também o Acre.

Ele pediu à Eletronorte e ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que investiguem e solucionem as causas da falta de energia nos dois Estados.

Até que o problema seja resolvido, Acir sugeriu que a usina termoelétrica da Termonorte seja mantida em funcionamento para ser acionada em caso de novos apagões.

O senador afirmou ser estranho Rondônia sofrer apagões, agora que o Estado tem energia sobrando para abastecer outros Estados.

“Nós todos queremos que não aconteçam mais esses apagões no nosso Estado. Portanto, vamos aguardar o parecer do ONS sobre esse apagões. Além do mais, precisamos saber quem vai pagar pelos prejuízos dos empresários, dos comerciantes, dos agricultores e das famílias rondonienses, que perderam alimentos, eletrodomésticos, ou que tiveram que parar a produção e, por isso, deixaram de honrar compromissos com seus clientes”, apontou.



Deixe o seu comentário