Porto Velho/RO, 25 Março 2024 11:45:20
RONDÔNIA

Eletrobras irá regularizar 22 bairros

Regularização faz parte do Projeto Energia+, sendo financiado pelo Banco Mundial.

Por Ariadny Medeiros Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 04/10/2015 às 05h00min

Projeto Energia+ visa melhorar a qualidade de vida da população, sendo um importante subprojeto de regularização

Projeto Energia+ visa melhorar a qualidade de vida da população, sendo um importante subprojeto de regularização

A Eletrobras Distribuição Rondônia vai regularizar 22 bairros na cidade de Porto Velho. A regularização faz parte do Projeto Energia +, financiado pelo Banco Mundial. Os próximos bairros a serem atendidos serão Cascalheira, Aponiã, Planalto, Jardim Santana, Ronaldo Aragão.

O Projeto Energia + visa melhorar a qualidade de vida da população, sendo um dos subprojetos mais importantes da regularização “você melhora as redes em locais que tem muitos consumidores irregulares”, afirmou José Carlos Carregaro, gerente do Programa Luz para Todos. Quando há furto de energia a população e a empresa arcam com os prejuízos “a gente tem que comprar essa energia, uma parte de isso aí é distribuído pra todo mundo, quanto menos a gente tiver perda é melhor”, ressaltou Carregaro.

Mesmo que a empresa fique com 50% do prejuízo das ligações clandestinas o consumidor também é afetado, “indiretamente não deixa de cair nas costas da comunidade, no final das contas quem paga é a sociedade porque a gente não vai ter dinheiro para investir”, esclareceu o gerente.

As áreas a serem atendidas são prioritariamente aquelas que a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) e Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), fizeram o alinhamento “para gente atender e colocar de forma definitiva, temos que ter a anuência da prefeitura e o alinhamento, para gente não colocar poste no meio da rua, já tem 6 bairros que eles forneceram esse alinhamento, com a largura das ruas e onde vai colocar os postes”, concluiu.

Segundo ele, as obras no bairro Cascalheira já haviam começado, contudo tiveram que ser interrompidas devido a não entrega dos postes “ontem já chegou uma balsa com material deles e acho que segunda chega outro, atrasou porque estava esperando os postes que vinham de Manaus”, disse.

A situação clandestina não é uma opção dos usuários, de acordo com o gerente do programa Luz para Todos, a população tem interesse em pagar a conta e regularizar a situação. Estão sendo colocados postes com rede de última geração “tudo em tecnologia, tudo que de melhor existe, estamos colocando, o padrão e a ligação também”, afirmou ele ao explicar que o sistema também é antifurto.

Com prazo para o ano que vem, a Eletrobras busca antecipar a finalização do projeto

Com prazo para o ano que vem, a Eletrobras busca antecipar a finalização do projeto

Ligação irregular gera risco

O risco de ligações irregulares são muitos, tanto para o sistema quanto para o usuário “é muito perigoso mexer naquilo ali, não tem cálculo, nem controle de qualidade na instalação”, ressaltou Carregaro. No bairro Rosalina Carvalho houve 5 mortes relacionadas aos chamados rabichos, de pessoas tentando fazer ligações. Uma delas foi dentro de casa, com uma descarga pesada de energia, relatou a assessoria de comunicação.

Cerca de 35% da energia é perdida devido ao furto na capital, no sul do Estado essa perda é só de 14%, afirmou Carregaro. Segundo ele, o fornecimento de energia aos bairros que se encontram em áreas de litígio tem que acontecer de qualquer jeito “é um serviço básico, a gente tem que atender e se sair alguma definição, a gente teria que tirar se fosse o caso”, relatou.

Projeto finalizado em agosto de 2016

A Eletrobras está buscando antecipar a finalização do projeto. Está previsto para conclusão em dezembro do ano que vem, mas querem terminar até agosto de 2016 “a gente quer expandir o projeto para o interior, era para ser concluído em um ano mas a gente está tentando antecipar”, concluiu José Carlos. Os bairros que serão atendidos pelo projeto são: Cascalheira, Porto Belo, Jardim Santana, Teixeirão, Planalto, Rio Pardo, Castanheira, Ronaldo Aragão, Cidade Nova, Nacional, Nova Esperança, Ayton Senna (Renascer), Mariana, Aponiã, Três Marias e Aeroclube.

O bairro Rosalina de Carvalho está em fase de conclusão, foi o primeiro bairro a ser contemplado com o projeto. A população que agora tem energia com mais qualidade também recebeu orientações quanto ao uso consciente e segurança para uso adequado da energia, informou a assessoria.



Deixe o seu comentário