Porto Velho/RO, 19 Março 2024 07:24:58
Diário da Amazônia

Empreiteira retoma obra da UPA em Ariquemes

A nova unidade de saúde objetiva desafogar a demanda do Hospital Municipal.

Por Deborah Sena Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 13/11/2015 às 05h30min | Atualizado 13/11/2015 às 09h29min

A unidade está sendo edificada na avenida Tancredo Neves próximo ao HM Deborah Sena/Diário da Amazônia

A unidade está sendo edificada na avenida Tancredo Neves próximo ao HM Deborah Sena/Diário da Amazônia

As obras da Unidade de Pronto-Atendimento de Ariquemes (UPA) foram retomadas no dia 19 de outubro, mas com uma nova construtora ganhadora da concorrência pública nº 009/CPL/2015 realizada em setembro, e, de acordo com o setor de convênios da prefeitura, foi elaborado ofício encaminhado para o Ministério da Saúde para que seja estipulado um prazo para entrega da obra.

A Construtora CS Correia & Cia Ltda – ME foi a ganhadora da concorrência pública, e segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), a paralisação ocorreu devido a readequações no projeto da obra. “Estamos negociando um prazo, aguardando uma resposta do Ministério da Saúde, pois o último convênio venceu por questões da última empresa, que abandonou a obra. Ainda não temos a data de entrega”, expôs Maria Helena Balbino, responsável pelo setor de convênios.

A nova unidade de saúde objetiva desafogar a demanda do Hospital Municipal (HM), que hoje recebe pacientes dos municípios do Vale do Jamari, fato que tem sobrecarregado o atendimento em determinados momentos na unidade.

O projeto da UPA é do Porte II, conforme portaria do Ministério da Saúde (MS), que segundo o programa possui leitos de observação e uma capacidade de atender até 300 pacientes/dia, ao primeiro nível de assistência de média complexidade, em urgência e emergência. “Nessa fase estamos analisando a parte elétrica, a colocação de lâmpadas de emergência, colocação de eletrocalhas, por exemplo”, explicou Antônio Luiz Farias de Souza, eletricista predial técnico em telecomunicações, responsável pela parte elétrica da obra.

A unidade está sendo edificada na avenida Tancredo Neves próximo ao HM e possui um custo de R$ 2.392.715,45, sendo R$ 2 milhões oriundos do MS e o restante de contrapartida da prefeitura. A UPA surgirá para complementar serviços importantes implantados no Município, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Samu de Ariquemes conta com sede própria e sete ambulâncias, sendo duas com UTI e duas semi UTI.



Deixe o seu comentário