Porto Velho/RO, 25 Março 2024 11:31:55
Diário da Amazônia

Empresários defendem revitalização de hidrovia

Investimento na hidrovia é vista como uma ação transformadora pela Fiero.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 24/08/2015 às 05h10min

Retomada da Hidrovia do Madeira é importante para o desenvolvimento de Rondônia

Retomada da Hidrovia do Madeira é importante para o desenvolvimento de Rondônia

“O investimento em logística é fundamental para que o estado ganhe competitividade. Esta ação tem todo o apoio da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), por entendermos que em definitivo, o investimento no rio Madeira, transformando seu potencial logístico em uma hidrovia, é uma ação transformadora para os segmentos produtivos e para o desenvolvimento do nosso estado. Contem com a Fiero. Estamos ombreados com este projeto”. A declaração é do presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, ao participar na última semana, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, do evento denominado “Capital da Navegação”, uma ação coordenada pela Federação Nacional das Empresas de Navegação em Rondônia (Fenavega).

Thomé lembrou que a principal questão discutida no setor produtivo é o investimento em logística no estado de Rondônia. “Temos matéria prima, mão de obra, potencial empreendedor do nosso setor produtivo, mas por estramos geograficamente distante dos mercados consumidores, temos problemas de competitividade dos nossos produtos”, pontuou Thomé, ao discursar na abertura do evento.

Com a presença de autoridades e representantes do segmento produtivo de Rondônia, o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), em Porto Velho, foi palco na manhã desta quinta-feira (20 de agosto), da discussão sobre as soluções de logística no transporte, o desenvolvimento e o futuro do sistema aquaviário.

O evento coordenado pela Federação Nacional das Empresas de Navegação (Fenavega), que traz para Rondônia a quarta etapa do movimento de mobilização “Capital da Navegação” debateu temas como, garimpo e pirataria nos rios da Amazônia, dragagem, sinalização e transposição de troncos na hidrovia, privatização da Hidrovia do Rio Madeira, desburocratização da navegação, investimentos no porto público de Porto Velho e Centro de Treinamento de Aquaviários.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé elogiou a iniciativa e afirmou, em nome da indústria, que apoia toda ação cujo objetivo é fortalecer e implementar ações em Rondônia para fortalecer as questões logísticas.

Ainda de acordo com o presidente da Fiero, o investimento em logística é fundamental para que o estado ganhe competitividade. “Esta ação tem todo o apoio da Federação das Indústrias, por entendermos que em definitivo, o investimento no rio Madeira, transformando seu potencial logístico em uma hidrovia, é uma ação transformadora para os segmentos produtivos e para o desenvolvimento do nosso estado. Contem com a Fiero. Estamos ombreados com este projeto”, argumentou.

Abrindo os trabalhos, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação em Rondônia (Fenavega), Raimundo Holanda comentou que o governo de Rondônia tem interesse em debater o assunto, observando que a hidrovia do Madeira hoje é o modal que impulsiona as exportações do estado. Holanda explicou que evento tem corrido o País, passando pelas principais regiões onde as hidrovias são corredores de transporte.



Deixe o seu comentário