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RONDÔNIA

Educação: Escola de Rondônia supera meta nacional no Ideb

Distante cerca de 350 quilômetros da Capital de Rondônia, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental- Emeief José..

Por Portal SGC
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Publicado: 12/09/2014 às 12h32min | Atualizado 17/11/2018 às 23h54min

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental - Emeief José Antônio da Silva é a melhor do Estado

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Emeief José Antônio da Silva é a melhor do Estado

Distante cerca de 350 quilômetros da Capital de Rondônia, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental- Emeief José Antônio da Silva, localizada no distrito de Extrema, superou a meta estipulada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, até 2021, ficando em 1° lugar no ranking das melhores de Porto Velho e em 6° lugar entre as Capitais do País, ficando atrás de Belo Horizonte, Curitiba, Vitória, Goiânia e Rio de Janeiro com 7,3 pontos. A escola precisava alcançar 4,4, em 2015, 4,7, em 2017, 5,0, em 2019 e 5,3 em 2021.

Os dados do Ideb apontam que 21 das 63 escolas municipais da 4ª série ao 5º ano do Ensino Fundamental (EF) de Porto Velho atingiram a meta projetada para o ano de 2013. Em 2011 das 63, 29 alcançaram a meta, o que representa uma queda no ensino de oito escolas.
Nas escolas municipais da 8ª série ao e 9°ano do Ensino Fundamental, das 13 analisadas, apenas duas alcançaram a meta. Em 2011, o resultado foi o mesmo, porém, apenas a escola de Ensino Médio e Fundamental Ermelindo Monteiro Brasil atingiu a meta durante os dois anos. Na média final das escolas do Ensino Fundamental de Porto Velho, o objetivo não foi alcançado.

Da 4ª série ao 5º ano a nota estipulada foi de 4,6 e a nota obtida foi 4,4. Da 8ª série ao 9° ano a nota estipulada foi de 4,2 e obtiveram apenas 3,1.

Falta de climatização prejudica ensino nas escolas

De acordo com a secretária da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed), Francisca da Chagas, três questões precisam ser analisadas com base nos dados negativos apontados pelo Ideb. “Primeiro precisamos destacar a questão da gestão, o Ideb da nossa gestão só será divulgado em 2015. A outra questão é a evasão escolar e a reprovação, e temos também problemas na falta de climatização das escolas. A melhora nesses resultados só será possível com o comprometimento dos pais, professores e diretores. Observei que as melhores notas foram para as escolas da zona rural, parece que os pais da zona rural estão mais comprometidos com o ensino de seus filhos. Uma escola para ser considerada boa, precisa da participação dos pais. Por mais que nós estejamos oferecendo mais mecanismos nas escolas, ainda existe essa falha grande, a falta de interesse de muitos pais”, expõe a secretária da Semed.

Com relação ao ótimo desempenho da escola do distrito de Extrema, Francisca da Chagas, destaca que a escola oferece educação integral para os alunos das séries inicias. “Eles entram às 7h30 e ficam até às 17h. Assistem aula na parte da manhã, almoçam, tomam banho e descansam. Na parte da tarde, recebem aulas de reforço e participam de atividades lúdicas. A diretora é muito comprometida e os pais acompanham dia a dia o desempenho de seus filhos. Com tanto esforço e dedicação, a nota não poderia ser diferente”, finaliza Francisca.

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Conjunto de métodos e atitudes

A diretora da Emeief José Antônio da Silva – que ficou em 1° lugar no ranking das melhores da Capital e em 6° lugar entre as Capitais do País, Célia Maria, garante que não existe uma metodologia específica de ensino, mas sim, um conjunto de métodos e atitudes que vêm dando certo.

“Dedicação dos servidores, pais, alunos e comunidade de forma geral que sempre nos apoiaram no desenvolvimento de nossos projetos. Compartilhamos com um mesmo ideal que é fazer a diferença na educação, por mais que somos uma escola do interior, que fica a mais de 350 quilômetros de nossa secretaria em Porto Velho, não ficamos de braços cruzados para as dificuldades que são inúmeras, não diferentes de outras escolas públicas.

A presença dos pais na escola, que nos dão apoio sempre que solicitamos principalmente no que diz respeito ao aprendizado dos filhos; aos projetos e programas desenvolvidos como o reforço escolar oferecido no contra turno; temos ainda o projeto “soletrando”, “sacola mágica da leitura”, “biblioteca na sala de aula” que leva a leitura até a sala com a ajuda de estagiários e alunos ajudantes que se dispõem a desenvolver projetos de leitura na escola, gincanas de incentivo à leitura e combate ao bullying, entre outros”, expõe Célia.

A vice-diretora da Emeief José Antônio da Silva, Neide Terezinha, destaca o projeto “Ecopet a escola dos três Rs ‘Reduzir, Reciclar e Reutilizar’”, elaborado e desenvolvido com a participação de toda a comunidade escolar. “Construímos uma sala onde funciona a biblioteca e a sala de leitura com garrafas PET. Um espaço físico que é muito útil para a escola. Nosso principal objetivo foi o de estimular a formação de novos hábitos, clientela escolar e comunidade com relação à utilização dos recursos naturais, auxiliando para a formação de um ambiente sustentável, garantindo uma vida saudável a todos. Além das garrafas PET, foram utilizados também pneus no jardim e horta escolar e caixinhas de leite no forro da biblioteca, que funciona como uma manta térmica”, explica a vice diretora.

 

Rede estadual ultrapassa meta prevista

No balanço geral, segundo a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia – Seduc, os anos iniciais (1º ao 5º ano) no Eensino Fundamental e o Ensino Médio estadual ficaram em primeiro lugar na Região Norte, comparado com os índices dos demais Estados, alcançando a nota 3,4. O índice dos anos iniciais da rede estadual, de acordo com os dados do Inep, ultrapassou a meta prevista para 2013, que era de 4,7, conseguindo a nota 5,4 – um aumento de 0,7 em relação a 2011, quando obteve 4,7. A nota de 2013 fez com que Rondônia ficasse em primeiro lugar na Região Norte, ficando a frente de Acre e Amazonas, com as notas 5,2 e 5,1, respectivamente. Os anos finais (6º ao 9º ano) também tiveram crescimento, alcançando o Ideb de 3,7, enquanto em 2011 foi 3,5. O Ensino Médio da rede estadual ficou pela segunda vez, desde a primeira avaliação do Ideb em 2005, em primeiro lugar na Região Norte, obtendo o índice 3,4. Com esta nota, o segmento do Estado fica em 8º lugar no ranking nacional, empatando com Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Paraná.



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