Porto Velho/RO, 19 Março 2024 19:54:24
Diário da Amazônia

Festa Folclórica no Distrito de Nazaré

As comunidades ribeirinhas do baixo rio Madeira participam neste sábado, 23, no Distrito de Nazaré da “Festa Folclórica de Nazaré”...

A- A+

Publicado: 23/08/2014 às 14h11min | Atualizado 28/04/2015 às 23h11min

A quadrilha vai de São Carlos dançar na festa de Nazaré

A quadrilha vai de São Carlos dançar na festa de Nazaré

As comunidades ribeirinhas do baixo rio Madeira participam neste sábado, 23, no Distrito de Nazaré da “Festa Folclórica de Nazaré”. A festa na realidade começou na noite de ontem com a realização de bingos e forró. A programação deste sábado começa às 13h com a realização do torneio de futebol misto masculino e feminino, prossegue com bingos e outras atividades. À noite a partir das 19h começam as apresentações culturais com a dança do Boi Curumim, Quadrilha, Carimbó e o Seringandô, além de apresentações de musicais regionais. Nas barracas montadas ao redor do espaço do Arraial o público pode apreciar as comidas típicas como pato no tucupi, da de peixe, vatapá, mungunzá, além de bebidas quentes.

Após as apresentações folclóricas começa a grande festa dançante, com o Grupo Renovação do Forró de Manicoré, que vai tocar até o sol raiar.

A Festa Folclórica de Nazaré acontece há vários anos, só que até o ano passado acontecia durante os festejos de São Pedro que na localidade é festejado uma semana após o dia 29 de junho em parceria com a igreja católica. Este ano a coordenação desvinculou o evento da

Tribo feminina do boi-bumbá Curumim ótima atração

Tribo feminina do boi-bumbá Curumim ótima atração

festa religiosa e resolveu realizá-la no Dia do Folclore, 22 de agosto. “É uma data mais adequada para as danças que são apresentadas”, disse o colaborador Marcos.

Entre as manifestações folclóricas que serão apresentadas na noite de hoje, destacamos além do boi-bumbá Curumim, a Quadrilha e o Carimbó a dança que tem suas raízes no Distrito de Nazaré que é a Dança do Seringandô. “Apesar dos problemas vividos pela nossa comunidade com a enchente do rio Madeira, vamos festejar o nosso retorno às nossas casas e nada melhor do que fazer isso festejando com muita dança folclórica”, disse Tim Maia.

Para apreciar o festejo de Nazaré o turista pode pegar um barco motor no porto do Cai N’água em Porto Velho pela manhã, geralmente os barcos saem às 11h. Outro dica é se deslocar de carro até a Boca do Jamari em frente ao Distrito de São Carlos e fretar uma voadeira. De São Carlos a Nazaré a voadeira demora uma hora. Em Nazaré existe pousada inclusive com ar-condicionado e ótimos restaurante. O retorno dos barcos vai acontecer domingo pela manhã.

Por Sílvio Santos

 



Deixe o seu comentário