Porto Velho/RO, 21 Março 2024 15:57:59
RONDÔNIA

Festival atrai turistas para Minas Gerais

O evento contou com representantes de várias instituições ligadas ao turismo.

Por Emerson Machado Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 18/10/2015 às 05h00min | Atualizado 19/10/2015 às 14h11min

A cidade de Ouro Preto é considerada uma das maiores riquezas do Estado mineiro

A cidade de Ouro Preto é considerada uma das maiores riquezas do Estado mineiro

A convite da Associação Brasileira de Turismo de Minas Gerais (Abav-MG), o Diário da Amazônia foi até a cidade mineira de Ouro Preto para conferir os destaques do 1º Festival de Turismo da cidade. Em sua primeira edição do evento, Ouro Preto abriu as portas para jornalistas e agentes de viagens de todo o Brasil para que a cidade mineira se torne uma referência em turismo para o País.

De acordo com o secretário de Turismo da cidade, Felipe Vecchia, o turismo deve ser um fator de desenvolvimento para a localidade. “O festival é resultado de um sonho que se iniciou em uma conversa com o presidente da Abav-MG e o diretor da Fire [Eventos, que organizou o festival]. Ouro Preto só tem a ganhar com a profissionalização do setor”, afirmou Vecchia, que compôs a mesa de abertura do festival em companhia do prefeito José Leandro Filho e outras personalidades, como o presidente da Abav nacional, Antônio Azevedo.

Na solenidade de abertura, que contou com os presentes cantando o hino nacional à capela (a pedido dos próprios presentes) após um problema técnico, o presidente da Abav-MG, Antônio da Matta, explicou a importância do evento para a cidade de Ouro Preto e para o País. “O evento é um ambiente ideal para a apresentação de produtos e serviços turísticos, propiciando a realização de novos negócios”, destacou.

FESTIVAL CONTOU COM FEIRA DE EXPOSITORES

Além das belezas que a cidade mineira oferece aos visitantes, com as ladeiras e ruelas estreitas cobertas de paralelepípedos, sempre com uma bela igreja à vista no topo de uma colina, o Festival de Turismo de Ouro Preto contou também com uma feira para que agentes de viagens de todo o Brasil pudessem fazer exposições. “A feira proporciona a oferta de produtos e serviços turísticos, tudo isso em um só lugar, agregando os serviços disponíveis no mercado de turismo nacional e internacional”, destaca o presidente da Abav-MG, Antônio da Matta.

Um dos objetivos do festival é profissionalizar o turismo

Um dos objetivos do festival é profissionalizar o turismo

Na feira, estandes de diversas agências de viagens, assim como operadoras de voos como a Gol e a TAP Portugal, deixaram à disposição tudo o que um viajante precisa saber, como informações sobre hotéis, destinos, atrações, entre outras ofertas exclusivas do Festival de Turismo de Ouro Preto. “O Festival ainda promove a cidade como um ponto turístico de grande relevância no Brasil, sendo uma oportunidade para os profissionais discutirem como está o mercado e trocarem experiências”, disse Matta.

Outro ponto destacado pelo presidente da Abav-MG é que muitas atividades paralelas foram oferecidas para quem esteve no festival, como congressos e seminários, que moveram a qualificação dos profissionais agentes de viagens e visam às demandas do mercado nacional de turismo.

ROTEIROS INCLUEM CIDADE 

O secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia, contou que a cidade recebe cerca de 30 mil turistas por mês e, atualmente conta com 5 mil leitos e que o evento serviu para trazer um grande ganho para a cidade histórica. “Ouro Preto é considerada uma das maiores riquezas do Estado de Minas Gerais, inclusive, eleita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter vivos os fatos históricos”, destacou.

Ele ainda afirma que a cidade demanda que o turismo seja realizado de forma profissional e que o Festival de Turismo de Ouro Preto surgiu justamente da necessidade desta profissionalização e também para que haja troca de experiências entre aqueles que trabalham no setor turístico. Para o secretário de Estado de Turismo, Mário Henrique Caixa, a realização do festival em Minas Gerais é muito importante.

 



Deixe o seu comentário