Porto Velho/RO, 23 Março 2024 13:00:04
SAÚDE

Fhemeron da Capital convoca doadores de sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) da Capital está convocando doadores voluntários de sangue para ajudar a..

Por Larina Rosa / Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 21/07/2020 às 14h12min | Atualizado 22/07/2020 às 17h09min

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) da Capital está convocando doadores voluntários de sangue para ajudar a abastecer os estoques. No momento todos os tipos sanguíneos estão em falta.

De acordo com a Gerente de Captação da Fhemeron Maria Luiza Pereira os estoques de sangue estão em estado crítico. “Com a pandemia tivemos uma grande queda no número de doações. As cirurgias eletivas já estão sendo postergadas ou canceladas e se não melhorarmos nossos estoques não teremos condições de atender as urgências e emergência. Já recorremos a ajuda de algumas instituições militares e agora pedimos ajuda da população”, disse.

A Fhemeron da Capital está trabalhando com agendamento de doadores para não ocorrer aglomerações no local. É necessário agendar a doação no período da manhã pelo whatsaap funcional 98464-0125 ou pelo telefone 3216-2234.

A Gerente destaca que a solicitação para doação de sangue é para as pessoas que estão saudáveis em quarentena. “A coleta segue as recomendações das autoridades de saúde contra a disseminação do Coronavírus. Lembrando que além dos requisitos da doação, o doador não pode ter viajado para fora de Porto Velho, ou tido contato com pessoas que viajaram recentemente”, disse Maria.

O Hemocentro da Capital está localizado ao lado do Hospital de Base (HB) e funciona de segunda a sexta das 07:15h às 18h e sábado das 07:15h às 12h.

Para doar é necessário estar saudável, alimentado, descansado, ter entre 18 e 69 anos. Pesar mais de 50 quilos; não estar grávida; não ser epilético; ter doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher) e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

“Nunca precisamos tanto da sua solidariedade como agora. Chame seus vizinhos, seus amigos e seus familiares. Junto venceremos essa pandemia e garantimos um bom estoque de sangue para atender toda demanda de transfusão sanguínea no nosso estado e na nossa cidade.”, pontuou.



Deixe o seu comentário