Porto Velho/RO, 26 Março 2024 20:54:37
Diário da Amazônia

Fhemeron está com estoque abaixo do ideal

Os tipos sanguíneos que mais estão em falta são AB+, AB- e B-, conforme a direção.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 11/09/2015 às 07h25min

 A coleta diária de sangue na Fhemerom não chega a 50% do que é o ideal Magda Oliveira/Diário da Amazônia

A coleta diária de sangue na Fhemeron não chega a 50% do que é o ideal Magda Oliveira/Diário da Amazônia

O número de bolsas de sangue em estoque está preocupando os responsáveis pela Fundação de Hemoterapia do Estado de Rondônia, em Cacoal. Apesar de todos os tipos sanguíneos estarem com estoque abaixo do ideal, os tipos sanguíneos que apresentam maior baixa são o AB+, AB- e B-.

Com 28 anos de idade, Fabiano Cândido de Souza, doou sangue pela segunda vez na vida. Ele conta que sempre teve vontade de ser um doador, mas pela correria do dia a dia só conseguiu começar há três meses.

“Quero me tornar um doador fidelizado, doando sangue a cada três meses. Acho muito importante ajudar o próximo. Nunca precisei de transfusão de sangue, mas caso um dia venha necessitar espero que tenham pessoas para me ajudar”, deseja Fabiano.

O diretor da unidade em Cacoal Tochiuqui Nakandakare disse que o estoque de sangue em Cacoal está em um nível considerável, mas ainda não está na situação crítica. “Para não atingirmos esse volume crítico, estamos intensificando as campanhas, chamando os doadores antigos e convidando novas pessoas para procurarem a unidade para doar sangue”, disse o gerente da fundação Tochiuqui Nakandakare.

De acordo com Tochiuqui, o município possui uma rede de assistência médica de referência e todas as unidades hospitalares são abastecidas com o sangue coletado pela Fhemeron.

“Hoje nós temos no município um pronto-socorro regional, que trouxe uma demanda maior de consumo de hemoderivados. Outro fator que contribui para a diminuição no estoque de sangue, é o número de pacientes que são atendidos em Cacoal. Pacientes de Vilhena a Ji-Paraná utilizam a estrutura do município”, explicou o gerente.

O ideal para a fundação seria a coleta entre 40 e 50 bolsas de sangue diariamente. Hoje em dia, uma média de 20 a 25 bolsas são coletadas todos os dias. “Para intensificarmos as doações, iremos realizar uma coleta externa em Pimenta Bueno no dia 25 de setembro, na Faculdade de Pimenta Bueno. As enfermeiras estarão no local durante todo o dia”, contou.



Deixe o seu comentário