Porto Velho/RO, 20 Março 2024 17:37:46
Diário da Amazônia

Financiamento deve ser decidido em plebiscito

O projeto de convocação de um plebiscito, de âmbito nacional, para consultar o eleitorado a respeito da transferência para a União da..

Por Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 06/08/2014 às 13h36min | Atualizado 11/04/2015 às 00h48min

senador 2

Senador Cristovam Buarque é o autor da proposta ainda a ser votada no Plenário

O projeto de convocação de um plebiscito, de âmbito nacional, para consultar o eleitorado a respeito da transferência para a União da responsabilidade sobre a educação básica, foi aprovado ontem pela Comissão de Educação, Cultura e Esportedo Senado. Atualmente cabe, em sua maior parte, aos Estados e municípios custear a educação infantil e os ensinos Fundamental e médio.

O plebiscito foi proposto pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF). De acordo com o Projeto de Decreto Legislativo, a consulta deverá ser realizada simultaneamente com o primeiro turno das eleições deste ano, em 5 de outubro. O cidadão deverá responder, com sim ou não, à questão: “O financiamento da educação básica pública e gratuita deve passar a ser da responsabilidade do Governo Federal?”.

Caso o projeto seja aprovado, o Congresso Nacional comunicará ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que expedirá as instruções para a realização do plebiscito. Além disso, será assegurado tempo de TV e rádio para que partidos políticos e frentes suprapartidárias organizadas pela sociedade civil façam suas campanhas a favor ou contra a transferência.

Segundo o relator da proposta, senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), Estados e municípios são responsáveis por cerca de 80% dos recursos destinados à educação, enquanto a União, que detém para si mais da metade do bolo da arrecadação de tributos, participa com apenas 20%. “Ou seja, o ente federado com mais recursos é quem faz o menor aporte de verbas para a educação básica”, reforçou o relator.
O projeto segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), depois para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e ainda terá que ser analisado pelo Plenário.



Deixe o seu comentário