Porto Velho/RO, 27 Março 2024 14:12:22
RONDÔNIA

Flores de Ipê mudam aspecto natural em Porto Velho

Nesse período de estiagem, as folhas do Ipê caem dando lugar as flores.

Por Sara Cícera Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 13/07/2018 às 12h10min | Atualizado 13/07/2018 às 12h17min

O Ipê é uma árvore nativa do Brasil reconhecida pela beleza (Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Mesmo no período seco, na poeira, as árvores de Ipê encantam e enfeitam a Capital de Porto Velho. Nas ruas, nas avenidas e até na BR já é possível encontrar árvores de Ipê de várias cores. Nesse período de estiagem, as folhas do Ipê caem dando lugar às flores que atraem insetos, além de chamar atenção pela sua beleza.

De acordo com a bióloga Luana Moreira, o Ipê é uma árvore nativa do Brasil reconhecida pela beleza, utilização em construções e até em propriedades medicinais, pertencendo à família das bignoniáceas. “Ele recebeu este nome devido ao seu tronco ser cascudo, pois em tupi Ipê recebe este significado. O Ipê também pode ser chamado de pau-d’arco, tapioca, peúva, ipé e ipeúna”, disse.

A espécie é uma árvore alta que floresce de junho a setembro e frutifica de setembro a outubro, e no inverno fica sem folhas e flores. “A florada de Ipês é de julho a setembro, normal nesse período de seca, por isso é a nossa espécie de escolha, na maioria das vezes”, mencionou o secretário de Meio Ambiente, Robson Damasceno.

Existem várias espécies de Ipês. Os de cor rosa e roxo são os primeiros a florar a partir de junho. Os amarelos florescem entre julho e agosto. Em agosto é a vez dos brancos, que florescem apenas por dois dias, e em setembro é a vez dos Ipês verdes.

Ainda segundo a bióloga Luana Moreira, o plantio dessas árvores em canteiros, em praças ou em lugares públicos tem sido um meio para preservar a espécie e arborizar as cidades, visto que essa espécie possui boa resistência à poluição, além de preencher as ruas, contribuindo para efeitos decorativos. “Eles podem ser plantados a partir de mudas (que custam em torno de 20 reais) em solos profundos, úmidos, argiloso e com boa drenagem, podendo ser associados com outras espécies de árvores e também serem plantados em jardins”, explicou Luana.

Os Ipês podem atingir de 10 a 35 metros, apresentando raízes profundas que não danificam calçadas, diferentemente de outras árvores que causam danos quando plantadas em lugares inadequados. O Ipê possui fácil cultivo, visto que demanda pouca água e cuidado, sendo recomendado apenas fazer podas para manter o tamanho da árvore.

Para a estudante de psicologia da Universidade Federal de Rondônia (Unir) Graciele Vasconcelos, os cachos dos ipês e as diferentes cores são magníficos. “Na Unir tem das cores lilás e amarela e o ambiente fica muito mais lindo. As minhas cores preferidas são as cores amarelas e brancas”, disse.



Deixe o seu comentário