Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:16:41
Serviços

Agroindústrias de Ji-Paraná recebem incentivos da Prefeitura

As agroindústrias poderão comercializar seus produtos no comercio local

A- A+

Publicado: 02/06/2015 às 13h58min

DSC_0072O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) e a secretária municipal de Agricultura, Claudia Regina de Abreu entregaram na semana anterior mais dois  Certificados de Inspeção Municipal a duas agroindústrias da cidade: a Defumados Bianchi e a JS Paes e Biscoitos. O objetivo é estimular as agroindústrias, e é uma proposta da Prefeitura de Ji-Paraná, através da Semagri, que vem dando certo.

Com a certificação, as  agroindústrias poderão comercializar seus produtos no comercio local e expandir suas vendas. A Defumados Bianchi é um bom exemplo deste amplo mercado. Logo após a certificação com o CIM, a agroindústria recebeu proposta para fornecer seus produtos para dois supermercados de Ji-Paraná. O produtor Vilson Bianchi disse: “Se tudo der certo iremos dobrar nossa produção para atendermos a demanda e, quem sabe, até contratar funcionários. Temos propostas de dois grandes supermercados”.

Até o momento mais de 30 agroindústrias já receberam certificação da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Semagri, para os mais variados produtos como polpa de frutas, defumados, produtos derivados de leite, mandioca, biscoito e doces.

O Certificado de Inspeção Municipal representa um importante passo para a agricultura familiar que vem crescendo no Município. Emitido pela Semagri, o CIM só é liberado após inspeção técnica in loco e após todo um processo de capacitação realizado por técnicos da prefeitura quanto aos cuidados com o manuseio, fabricação e a conservação dos alimentos, garantindo assim que a comunidade adquira produtos com qualidade comprovada.

Outro exemplo positivo é o produtor rural José de Souza Barbosa, proprietário da agroindústria JS Paes e Biscoitos, localizada na linha 208, em Ji-Paraná. Ele já vende sua produção para as escolas municipais e entidades sociais do município, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mas agora já vislumbra novos negócios com possibilidade de colocar os pães e biscoitos no comercio local. “Tem lanchonetes, mercados, frutarias, hotéis e outros estabelecimentos que vamos procurar para oferecer nossos produtos. A partir de agora, tenho certeza que iremos fechar mais encomendas e faturar mais”, disse satisfeito.

O prefeito Jesualdo Pires, lembrou que além da qualidade dos produtos, há outro fator a se levado em consideração: o preço. “Esses produtos são fabricados aqui mesmo na cidade e, por isso, acabam tendo custo de produção mais baixo. Evidentemente eles entram no mercado com preço final mais em conta. A carne de porco defumada da Bianchi, por exemplo, está 60% mais barata do que o mesmo produto das grandes marcas nacionais. Com certeza os produtos dessas agroindústrias encontrarão um mercado aberto e bastante promissor”, incentivou Jesualdo.



Deixe o seu comentário