Porto Velho/RO, 30 Março 2024 01:26:30
Diário da Amazônia

Governo decreta vazio sanitário para controle de ferrugem da soja

O vazio sanitário acontece de 15 junho a 15 de setembro em RO

Por Secom
A- A+

Publicado: 25/06/2018 às 10h15min | Atualizado 25/06/2018 às 10h16min

 

Foto: Divulgação

De 15 de junho a 15 de setembro, acontece o vazio sanitário da soja em Rondônia, período em que fica proibido o plantio. Na última safra, a soja foi cultivada em 1.221 propriedades rurais.

O vazio sanitário busca diminuir e controlar a ferrugem asiática, umas das principais pragas dessa lavoura, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, que causa danos de até 90%. Além da proibição do cultivo, o produtor também deve eliminar todas as plantas voluntárias, conhecidas como tigueras, seja por meio mecânico ou químico.

A gerente de defesa vegetal, Rachel Barbosa, afirma que “o vazio sanitário elimina a chance de dispersão da ferrugem pois não permite que haja soja tiguera no campo, anulando a ligação fungo/planta viva, necessária à sua sobrevivência e, como medida de controle cultural, reduz a pressão da doença para a próxima safra que tem uma previsão de 300 mil hectares”.

Neste ano, a Agência de Defesa Agrosilvopastoril (Idaron) também realizou monitoramento da ferrugem no período de plantio da safrinha. A ação tem como objetivo verificar a incidência e o nível de ocorrência da praga por meio de coleta de material a campo e análise em laboratório. “A preocupação é de alertar os produtores sobre a importância de respeitar o período do vazio sanitário como melhor medida de controle e reduzir o uso de produtos químicos”, reforça Rachel.

O Presidente da Idaron, Anselmo Abreu, lembra que “é essencial que os agricultores se planejem no que se refere ao manejo correto e a ações preventivas, a fim de controlarem a praga e evitar perdas significativas que podem causar danos irreparáveis à produtividade da soja”.

Caso os produtores não respeitem o período, podem ser multados. O não cumprimento do vazio sanitário pode acarretar em multa de R$ 1.304,20 a R$ 6.521,00 dependendo da situação.

A Idaron adverte que, após o vazio sanitário, os produtores devem cadastrar as áreas produtoras de soja por meio do site www.idaron.ro.gov.br ou em uma unidade de atendimento.



Deixe o seu comentário