Porto Velho/RO, 19 Março 2024 08:03:35
RONDÔNIA

Carnaval 2015: Hemocentro entra em ritmo de folia

Rondônia é o primeiro estado brasileiro a dar o grito de carnaval com o intuito de salvar vidas. O ‘Pré-Carnaval — Dê Um Pulo no..

A- A+

Publicado: 16/01/2015 às 03h00min | Atualizado 28/04/2015 às 03h11min

c2- abre - 1888600_772767122752595_1702662846_n copy

A iniciativa tem como meta manter o estoque de sangue para atender demandas nos períodos das férias e nos dias de carnaval

Rondônia é o primeiro estado brasileiro a dar o grito de carnaval com o intuito de salvar vidas. O ‘Pré-Carnaval — Dê Um Pulo no Hemocentro’, ocorreu ontem quando foliões foram no Espaço Alternativo com o objetivo de doar sangue e preparar o hemocentro para os dias de folia. A iniciativa tem como meta manter o estoque de sangue para atender demandas nos períodos das férias e nos dias de folia. A Superintendência Estadual de Cultura (Secel) apoiou o evento oferecendo tendas, carro de som.

“É uma honra contribuir para mais um evento de grande importância para os rondonienses. Esse primeiro grito de carnaval não só vem para alegrar quem estiver presente, como também, fará a alegria de quem precisar de uma das bolsas de sangue do Hemocentro”, comentou a gerente financeira e administrativa da Secel, Carmélia Cardoso. A média diária de coletas em Porto Velho não ultrapassa 50 bolsas. Agora, com as férias, segundo o Serviço Social do Hemocentro, houve queda significativa nas doações.

A iniciativa é do governo do Estado, em conjunto com o maior bloco carnavalesco da região Norte do País, a Banda do Vai Quem Quer. Para a presidente da Banda, Siça Andrade, o compromisso social é fundamental. “A Banda abraçou essa causa. Temos consciência da necessidade da doação de sangue e também do nosso compromisso social”. Segundo ela, o grupo se esforçará ao máximo para contribuir com o hemocentro.

“Assim, firmamos o nosso compromisso com a vida”. A Banda convocou todos os foliões para não deixar faltar sangue nos dias de folia. Segundo dados da polícia, a Vai Quem Quer arrastou aproximadamente duzentos mil foliões no carnaval de 2013. Mais de 30 blocos carnavalescos foram convidados para participar do primeiro grito de carnaval, além das escolas de samba.

O governador Confúcio elogiou a importância dessa parceria: “Nada mais justo essas parcerias entre secretarias. Agora conseguimos firmar parceria com o maior bloco da região Norte, e quem ganha é o rondoniense. Temos que fortalecer essas ações”. Confúcio lembra que o governo não consegue comprar sangue, por esse motivo, a atual campanha requer um trabalho intensivo de conscientização.

A Banda do Vai Quem que arrastou cerca de 200 mil foliões e  abraçou a causa para garantir o estoque de sangue

A Banda do Vai Quem que arrastou cerca de 200 mil foliões e abraçou a causa para garantir o estoque de sangue

Ações para conquistar doadores

O governo Estadual acredita que com toda essa força da Banda, Rondônia conseguirá captar muitos doadores. O presidente do Hemocentro, médico Orlando Ramires, explica que essas ações são provocativas e faz com que todos pensem sobre o seu papel enquanto cidadão. “O folião precisa entender que é necessário exercer cidadania. Só o doador é capaz de salvar vidas. Aqui no hemocentro precisamos de sangue diariamente e temos que contar com a solidariedade de cada cidadão”, explicou.

Combate À violência sexual 

Salvar vida é a pauta. Voltado para a responsabilidade social, o governo Estadual trabalhará também com outras frentes. É o caso do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, que segundo informações da Secretaria de Assistência Social, com a aproximação do carnaval aumenta o número de abuso e exploração. Diversas secretarias estaduais uniram forças e estão colaborando com essa campanha de doação de sangue do hemocentro.“É preciso cuidarmos para

O direito das crianças também estão em campanha

O direito das crianças também estão em campanha

que nossas crianças e adolescentes tenham os seus direitos garantidos e não sejam violados. Não esqueçam de ligar para o disque 100. É o canal de comunicação para denúncias”, enfatizou o secretário da Seas, Márcio Félix.

Distribuição de material informativo e blitz 

A Superintendência da Paz (Sepaz) fez o trabalho de conscientização sobre os riscos do consumo de drogas e seus funcionários distribuirão material informativo. O Departamento de Trânsito (Detran), realizou blitze educativas com o objetivo de  diminuir os acidentes de trânsito e o número de vítimas nesse período de carnaval. Segundo a Hemocentro, quando o cidadão sofre um acidente e precisa de atendimento cirúrgico, são reservadas duas bolsas de sangue para cada cirurgia. Sendo que em alguns casos mais complexos, podem ser usadas até mais de 20 bolsas de sangue para um único paciente. Para se ter uma ideia, Porto Velho, precisa de 100 doadores dia, para abastecer 23 hospitais públicos e privados, entre eles, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), maternidades e grandes emergências.

Critérios Básicos para doação de sangue:

  • Homem ou mulher que apresentem as seguintes condições: > Estar bem de saúde;

> Estar alimentado;
> Peso igual ou superior a 50kg;
> Idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis);
> Intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres;
> Mulheres fora do período gestacional, 3 meses após o parto ou fora do período de amamentação;
> Não ter tido hepatite após 10 anos de idade;
> Não ter doença de Chagas ou contato com o inseto “barbeiro”
> Não ser portador de epilepsia;
> Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas;
> Não ter diabetes;
> Não é necessário estar em jejum. O candidato deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Mais informações: 0800- 8425744



Deixe o seu comentário