Porto Velho/RO, 19 Março 2024 12:49:27
Diário da Amazônia

Inauguração de obras coroa gestão do TJRO

A gestão tem buscado melhorar as condições de estadias para a comunidade.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 31/12/2017 às 06h55min

O fórum do Ouro Preto foi o terceiro prédio da Justiça entregue em dois anos

Para por um prédio de pé, muitas vezes, é preciso mais do que a necessidade pública e a vontade do gestor. Diante dos entraves, as obras públicas, via de regra, são onerosas e demoradas. Uma boa exceção é a construção do fórum de Ouro Preto do Oeste, inaugurado no início deste mês.

Entre a licitação e entrega do prédio, pouco mais de 30 meses, dada a complexidade da obra, que inclui todos os equipamentos já instalados, rede lógica, rede estabilizada, geradores, nobreaks. Levando em conta os dados e o histórico de obras em Rondônia e no Brasil, foi uma obra ágil.

Apesar de algumas adequações de cronograma e pequenas alterações técnicas, em uma obra com investimento público de 15 milhões de reais, não se chegou a 3% de acréscimos em aditivos, fato muito raro e que reflete bem a qualidade do projeto desenvolvido pela equipe técnica do Tribunal de Justiça (TJRO).

Cuidados

De acordo com o diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura (DEA), Rafael Grangeiro, o principal fator para agilidade da obra é qualidade do projeto e a fiscalização. Isso se deve ao corpo técnico qualificado do TJRO.

Tanto no que diz respeito a engenharia como ao setor de Compras, Contratos, Jurídico e determinação da Administração. Essa, aliás, tem sido uma tônica nesse biênio. O desembargador Sansão Saldanha proporcionou ainda mais integração entre os setores, tornando a colaboração e o diálogo fontes fundamentais para solução de grandes projetos. O resultado, no quesito instalações físicas, são três inaugurações em menos de dois anos de gestão. Primeiro, ainda em 2016, a Central de Processos Eletrônicos, que modernizou a gestão cartorária, unificou endereços e facilitou o acesso da população a serviços como os dos Juizados Especiais, Turma Recursal e Centros de Conciliação e Solução de Conflitos.

O novo prédio está na Jorge Teixeira (BR-319), no bairro São Cristóvão.



Deixe o seu comentário