Porto Velho/RO, 26 Março 2024 20:57:36
Diário da Amazônia

Jornalista vence estadual e disputa etapa nacional

Com a reportagem “Elas são mulheres de negócios”, a jornalista Laila Moraes, do Diário da Amazônia, venceu a etapa estadual do..

Por Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 11/08/2014 às 12h53min | Atualizado 28/04/2015 às 14h38min

laila moras 1

Certificada pelo Sebrae ao vencer a etapa estadual, a jornalista Laila Moraes concorre agora na etapa nacional( Foto: Roni Carvalho/Diário Amazônia)

Com a reportagem “Elas são mulheres de negócios”, a jornalista Laila Moraes, do Diário da Amazônia, venceu a etapa estadual do “Prêmio Sebrae de Jornalismo”, edição 2014, e segue esta semana para Brasília concorrendo na etapa nacional. A jornalista de Rondônia disputa na categoria impresso integrando grupo de 24 selecionados. A solenidade acontece nesta terça-feira, 12.

Instituído pelo Sebrae Nacional com o objetivo de prestigiar e reconhecer reportagens veiculadas na imprensa brasileira sobre microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, o Prêmio é um concurso que também democratiza quanto à forma de participação. Dividido em três etapas, valoriza primeiramente os Estados, em seguidas as regiões e, na reta final, escolhas das melhores produções nacionais em cada categoria. Os vencedores recebem premiação de R$ 120 mil. Os ganhadores, por categoria, recebem R$ 15 mil cada.

A jornalista Laila Moraes, em comentários sobre a produção de sua reportagem vencedora da etapa estadual, destacou sobre o desafio de se produzir uma matéria com tais características. Segundo ela, dentre as dificuldades que mais incomodaram, no levantamento de informações sobre ““Elas são mulheres de negócios”, estão as bases de dados em suas fontes. “Não foi fácil produzir essa reportagem, principalmente no que diz respeito aos dados locais para a fundamentação dos textos”, argumenta a jornalista.

A reportagem de Laila Moraes, “Elas são mulheres de negócios”, foi publicada no Diário da Amazônia, edição de 29 de outubro de 2013, na página C1, Caderno Capital. A matéria da jornalista apresenta dados de uma pesquisa, realizada pelo Sebrae, em parceria com o Dieese, para apontar que 21,4% de mulheres iniciaram um negócio próprio naquele ano. A maior escolarização de empresárias na região, em comparação com anos anteriores, também recebe destaque na apresentação.

materia

A reportagem destaca crescimento e melhora do perfil feminino nos negócios

Reportagem: “Elas são mulheres de negócios”

Na opinião da jornalista Laila Moraes, e apesar de considerar que gostaria de enxertar mais dados que pudessem enriquecer o conjunto da matéria, o aspecto visual e distribuição estética, pela equipe de designer do Diário da Amazônia, foi primordial para que se conseguisse atingir tal efeito. Laila também ressaltou que a realidade da economia local, destacando a perspectiva de “inovação e criatividade no mercado porto-velhense” pelas mulheres, é outro fator que sugere boas reportagens.

Dentre os pontos que também merecem destaque na matéria da jornalista de Rondônia, estão “serviços de apoio ao empresário”, “o sonho tornado realidade após a faculdade” e “negócios que surgem após os cuidados com a saúde”.

A reportagem “Elas são mulheres de negócios” está entre as premiadas na categoria jornal impresso. O Prêmio Sebrae vai premiar as melhores matérias, em todas as plataformas, que abordem temas do empreendedorismo no Brasil: fomento ao empreendedorismo, cooperação, encadeamento produtivo, gestão, inovação e competitividade, inclusão produtiva, sustentabilidade e políticas públicas e legislação.



Deixe o seu comentário