Porto Velho/RO, 27 Março 2024 19:20:03
Diário da Amazônia

Cacoal: Jovens terão projeto com materiais recicláveis

“Nós conhecemos a realidade, as drogas, a prostituição tem tomado conta e é nossa responsabilidade auxiliar na formação de..

A- A+

Publicado: 07/02/2015 às 08h51min | Atualizado 29/04/2015 às 02h21min

O artesão informou que em muitas situações o que antes ia para o lixo pode virar obra de arte

O artesão informou que em muitas situações o que antes ia para o lixo pode virar obra de arte

“Nós conhecemos a realidade, as drogas, a prostituição tem tomado conta e é nossa responsabilidade auxiliar na formação de indivíduos do bem para a sociedade”, pontuou Anita Alves que é monitora de programa social no Distrito de Riozinho, em Cacoal desde 2009. Para a monitora, além de contar com apoio de órgãos como Conselho Tutelar, capacitar os jovens e também suas famílias com uma ocupação profissional e ainda que garanta rentabilidade pode ser uma via de prevenção e controle dos problemas sociais.

Pensando em introduzir junto aos profissionais que trabalham diretamente com este público foi que surgiu o convite para o artesão Laudaci Gomes para ministrar oficina durante o primeiro encontro pedagógico da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) que aconteceu ontem no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “Já estivemos em várias cidades do Estado, atendendo instituições como Emater e Center ensinando também pessoas na zona rural. Com o aproveitamento do material reciclável o lucro é de 80% garantido”, explicou.

O artesão informou que em muitas situações o que antes iria para o lixo pode virar obra de arte e ainda favorecer a melhoria de vida. “Pedaço de gesso, sobras de madeiras, arames e latas são transformadas em peças lindas. As garrafas PET são um trunfo na mão de um artesão”, explicou informando ainda que tem que existir motivação e isso se transforma numa estratégia de envolvimento da comunidade.

A decoração de final de ano da cidade foi muito criticada pelo fato de não ter recebido atenção por parte dos responsáveis e foi comparada com as das outras cidades de Rondônia, pela sociedade.

Com experiência em projetos de sucesso no Estado – a exemplo da decoração do Natal na cidade de Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná – o artesão foi convidado à planejar a decoração natalina de Cacoal e, conforme Laudaci, terá como base os recicláveis.
“A comunidade participará ativamente. Além de ser ecologicamente correta, enche os olhos de quem vê de tão lindo que fica”, contou. Graças à iniciativa da secretária Miriam Lacerda, o projeto será coordenado pela Semast e contará com parceria da Secretaria de Educação.

Ações

A geração de renda e a capacitação semiprofissionalizante têm sido realizadas timidamente no município em favor as famílias de risco de vulnerabilidade social.

De acordo com a secretária da Semast, Miriam, por meio do Programa de Atenção Integral a Família (Paif) as ações para geração de renda serão implementadas. A secretária antecipou que para 2015 foram firmadas parcerias com entidades e a prefeitura oferecerá 39 cursos profissionalizantes e no dia 2 de março iniciam os semiprofissionalizantes que possuem carga horária reduzida e garante rentabilidade aos participantes.



Deixe o seu comentário