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Diário da Amazônia

Linha Itapirema será pavimentada

O projeto de pavimentação da linha 12 do setor Itapirema, em Ji-Paraná com recursos empenhados por meio de emenda parlamentar, através..

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Publicado: 27/08/2014 às 12h57min

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O produtor Nilson da Silva conta que mora no local há 30 anos e que já sofreu muito com a poeira e época dos atoleiros(Foto: Fábio Souza/Diário da Amazônia)

O projeto de pavimentação da linha 12 do setor Itapirema, em Ji-Paraná com recursos empenhados por meio de emenda parlamentar, através de convênio entre Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) prefeitura Municipal, governo do Estado e Caixa Econômica Federal, aguarda somente a conclusão da análise de engenheiros da Caixa para execução da obra, o que deve ocorrer, em no máximo 60 dias.
O projeto será pioneiro no País, com ordem de serviço assinada no dia 10 de janeiro integrando o Programa Nacional de Pavimentação das Estradas Vicinais, que deverá beneficiar diretamente os municípios e os produtores rurais, que são penalizados por não terem recursos para cuidar das vias, que são escoadores primários de toda a produção agrícola do País.

“Eu que moro há mais de 30 anos aqui na linha Itapirema e estou muito confiante com essa obra. Já sofremos muito nessa região, seja com os atoleiros ou com a poeira. A ideia de pavimentar esse trecho nos enche de esperança, tanto que muitas famílias, que pensavam em mudar daqui, mudaram de opnião, após essa notícia”, ressaltou Nilson da Silva, produtor.

O projeto prevê a pavimentação de 12,8 quilômetros e terá início ainda esse ano com contrapartida de R$ 85 mil da prefeitura. O governo do Estado também auxilia com equipamentos e a usina de asfalto. “Os R$ 2,2 milhões destinados pelo Governo Federal por meio do MDA, é para compra de insumos. A prefeitura vai realizar a parte de terraplanagem e compactação do solo na parceria com Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que vai aplicar o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente)”, comentou Pedro Cabeça Sobrinho”, secretário Interino de Planejamento.

As três pontes também serão substituídas por galerias de concreto e tubulação metálica em uma parceria entre Estado e Município. A pavimentação da linha 12 do Itapirema é um projeto-piloto do MDA, amplamente debatido na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, presidida pelo senador Acir Gurgacz, com técnicos e dirigentes do MDA.

Para iniciar o programa houve empenho uma emenda no valor de R$ 30 milhões no Orçamento de 2014 para o pontapé inicial. “Quando a gente leva essas melhorias até o campo, o agricultor fica mais estimulado em permanecer na lavoura, em ampliar sua produção, pois vê que está recebendo atenção do poder público e isso é muito bom para a economia de nossa cidade. Porque, além dos benefícios dessa obra, combatemos o êxodo rural e fortalecemos a agricultura familiar”, disse Jessé Bittencourt, vereador.

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Estradas rurais canalizam a produção agrícola superior(Foto: Fábio Souza/Diário Amazônia)

Pesquisa mostra que 40% da população está na área rural

Os resultados preliminares do projeto de pesquisa e extensão rural “Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas”, desenvolvido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (ICCA) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob coordenação da economista e socióloga Tânia Bacelar, traz um panorama da situação no Brasil.

Os dados preliminares da pesquisa indicavam que o País é muito mais rural do que se imagina, pois mais de 40% da população brasileira seria considerada rural e poderia ser enquadrada nas políticas de fomento às atividades agropecuárias, como o crédito rural, a assistência técnica e a construção de estradas. “Constatamos uma concentração de investimentos públicos nas áreas urbanas das metrópoles e o meio rural das pequenas cidades sofre com estradas de péssima qualidade e dificuldades de acesso aos bens e serviços”, salientou Tânia Bacelar economista e socióloga.

As estradas rurais canalizam a produção agrícola para um sistema viário de nível superior, que são as rodovias estaduais e federais. Assim, fazem a ligação com os centros de armazenamento, consumo, comercialização ou exportação e asseguram o acesso a núcleos populacionais. Essas estradas municipais interligam a maioria dos polos agropecuários estaduais.

 

Por Wilson Neves



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