Porto Velho/RO, 27 Março 2024 11:26:56
Diário da Amazônia

Mais de um milhão de eleitores voltam às urnas em Rondônia

Porto Velho continua sendo o maior colégio eleitoral de todo o Estado com 334.529 eleitores.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 28/10/2018 às 06h03min

O número de eleitores do sexo feminino é maior que o masculino (Foto: Divulgação – Diário da Amazônia)

Neste domingo (28), os rondonienses voltam às urnas para escolher o governador e o presidente da República. O Palácio Rio Madeira, sede do governo Estadual, é disputado por Expedito Junior (PSDB) e Coronel Marcos Rocha (PSL). Já à Presidência da República concorrem Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). O segundo turno das eleições 2018 deve mobilizar os 1.175.733 eleitores em urnas espalhadas nos 52 municípios de Rondônia.

Porto Velho continua sendo o maior colégio eleitoral de todo o Estado com 334.529 eleitores, representando 28,4% do total. Por outro lado, Pimenteiras do Oeste tem o menor número de eleitores: 1.747. Enquanto a predominância do eleitorado está concentrada na faixa etária de 25 a 59 anos, o número de eleitores do sexo feminino é maior que o masculino. São 597.684 mulheres contra 578.048 homens.

ORIENTAÇÕES

É importante que os eleitores estejam atentos às regras eleitorais. Como no primeiro turno, não haverá proibição de venda e consumo de bebida alcoólica no dia da votação. Mas é vetado ao eleitor fazer qualquer manifestação em grupo e que não seja silenciosa.

O uso de camisetas é permitido, desde que não sejam blusas confeccionadas pelos candidatos e distribuídas em lotes para eleitores. Também estão liberados usos de broches, adesivos e bandeiras, desde que sem o mastro.

Na cabine, o eleitor não pode levar o celular ou qualquer outro equipamento eletrônico. Se precisar de apoio ou tiver alguma dúvida, o eleitor pode recorrer aos mesários, que prestarão as orientações necessárias. Os mesários serão os responsáveis por registrar a participação do eleitor no pleito.

Quem, por algum motivo, deixou de votar em 7 de outubro pode exercer o seu direito a voto normalmente neste domingo, porque são dois momentos distintos. No primeiro turno o índice de abstenção em Rondônia foi de 22%.

Para quem faltar neste domingo, o prazo para justificativa vai até 27 de dezembro. Quem deixou de ir às urnas em 7 de outubro tem até 6 de dezembro para prestar contas à Justiça Eleitoral.

O eleitor que deixar de cumprir essa tarefa terá de pagar multa para regularizar a situação. Enquanto estiver em débito, ele não pode, por exemplo, tirar ou renovar passaporte, receber salário de emprego público, prestar concurso ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino.



Deixe o seu comentário