Porto Velho/RO, 22 Março 2024 12:56:46
Diário da Amazônia

Mamógrafos e unidade móvel doados pela Avon

Unidade móvel doada por Instituto realizará exames preventivos em 36 cidades da região.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 16/10/2015 às 05h10min

A inauguração foi na Unidade de Saúde L1 Maringá, onde permanecerá até o dia 30  Chico Limeira/Diário da Amazônia

A inauguração foi na Unidade de Saúde L1 Maringá, onde permanecerá até o dia 30 Chico Limeira/Diário da Amazônia

Ji-Paraná vive o antes e o depois no que tange à prevenção do câncer de mama. Na manhã de ontem (15), em um evento na Unidade Básica de Saúde (UBS) L1 Maringá, foi entregue ao município uma Unidade Móvel (carreta) equipada com mamógrafo digital, que realizará gratuitamente exames para detectar câncer em mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos. Esta unidade móvel está sendo disponibilizada ao município por uma parceria entre o Instituto Avon e o Hospital de Câncer de Barretos (Fundação Pio XII), em atenção à solicitação do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná (GAPC).

Esta carreta ficará instalada na UBS L1 Maringá, onde, até o início de novembro, realizará 1.150 exames já agendados. A partir de novembro percorrerá outros 36 municípios de Rondônia, beneficiando mais de 70 mil mulheres. “Quero salientar que com a disponibilização desta carreta, alcançamos cerca de 35% deste projeto e agora precisamos que Ji-Paraná abrace essa grande causa para que consigamos recursos para realizarmos mais este sonho: a construção da unidade do Hospital de Câncer em Ji-Paraná”, disse a vereadora Sílvia Cristina e coordenadora do GAPC.

Há 12 anos o Instituto Avon investe em ações voltadas para o combate à mortalidade por câncer de mama, financiando a instalação de mamógrafos pelo País, além da implantação de centros de detecção precoce. “Para nós, viabilizar a realização de mamografias gratuitas em todas as regiões do País é um passo importantíssimo para o combate ao câncer de mama, já que estimativas do Inca mostram que 30% das mortes podem ser evitadas”, explicou Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon.

A expectativa é que só este ano sejam realizados 2,5 mil exames nesta Unidade Móvel, e para o próximo ano a estimativa é que sejam realizadas 5,5 mil mamografias. (AI)



Deixe o seu comentário