Porto Velho/RO, 20 Março 2024 06:29:17
Diário da Amazônia

Mortes por acidentes aumentam em Ji-Paraná

Os dados apresentados pelo 2º BPM são referentes ao 1º quadrimestre.

Por J. Nogueira
A- A+

Publicado: 03/05/2019 às 10h42min

O número de acidentes de trânsito com mortes, registrados no primeiro quadrimestre desse ano, na região de Ji-Paraná mostra uma alta considerada baspreocupante, de acordo com a estatística do Grupamento de Bombeiro Militar (2º GBM). Nesses primeiros quatro meses de 2019, foram anotados 348 acidentes, incluindo o perímetro urbano e da BR-364, com o registro de oito mortes. Ontem (02), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO), através da Divisão de Educação de Trânsito (Divedut), iniciou mais uma edição da campanha ‘Maio Amarelo’ que tem como objetivo, conscientizar a população para um trânsito mais seguro.

Apesar das ações educativas, aumentam o número de mortes em Ji-Paraná. – Foto: Arquivo

De acordo com os dados oficiais do 2º GBM, primeiro órgão a realizar resgates de vítimas de acidentes, no primeiro quadrimestre do ano passado, as equipes socorristas, foram acionadas 396 vezes, somando os casos de acidentes no perímetro urbano, rural e nas estradas estaduais e federais na região de Ji-Paraná. Dos 396 acidentes, quatro (4) pessoas morreram no local do fato, e certamente, outras após serem encaminhadas às unidades de pronto-atendimento. Esse número das unidades, o 2º GBM não registra.

Já no mesmo período deste ano, já foram computados 348 acidentes, ou seja, queda de 48 casos registrados, mas nos casos de mortes, o índice foi superior a 100%, ou seja, oito (8) pessoas perderam a vida por acidentes de trânsito. O comandante do 2º GBM, capitão BM José Aparecido (Dos Santos), comemorou a queda nos casos de acidentes não fatais, mas lamentou o aumento no número de mortos. “Não dá para entender em uma cidade e rodovias com boa sinalização, e com tantos imprudentes”, declarou.

Ele também lembrou que a violência no trânsito, mesmo com tantas ações preventivas, educativas e punitivas, ainda se mantém em alta escala, tirando vidas de inocentes, e ainda, deixando tantas outras lesionadas, e até mesmo mutiladas, causando tristezas para famílias enlutadas e despesas para municípios, Estados e ao governo Federal, em muitos milhões.

Maio Amarelo

Ao tomar conhecimento dos números, a servidora do Detran e coordenadora da Divisão de Educação de Trânsito (Divedut), Marta Luna disse ter recebido a informação com muita tristeza. Segundo ela, durante todo este mês, a DET em parceria com as polícias Militar, AMT, Rodoviária e outros órgãos realizará inúmeras atividades como palestras e ações que possam conscientizar a comunidade para a importância de um trânsito mais seguro. Este ano, o tema da campanha é: “No Trânsito, o Sentido é a Vida”. “Vamos realizar nossas ações envolvendo órgãos públicos (escolas e secretarias) e empresas privadas, somente assim, alcançaremos os nossos objetivos que é de salvar vidas”, concluiu.



Deixe o seu comentário