Porto Velho/RO, 28 Março 2024 02:52:10
Diário da Amazônia

Mostra de Dança do Sesc conta a história do Samba no teatro Um

“Raízes de um povo chamado Brasil” será o tema da oitava edição da Mostra de Dança que começou ontem, 27 e termina hoje, 28 no..

A- A+

Publicado: 28/11/2014 às 09h07min

“Raízes de um povo chamado Brasil” será o tema da oitava edição da Mostra de Dança que começou ontem, 27 e termina hoje, 28 no Teatro 1 do Sesc Esplanada em Porto Velho, com a participação do Núcleo de Danças Populares (Artes Cênicas do Sesc de Rondônia). A programação do primeiro dia começa às 20h30 com o espetáculo que durará cerca de 45 minutos e que trará em sua composição interpretações, danças e vídeos que falam um pouco da história do samba no Brasil.

O espetáculo começará com a apresentação da dança africana, revelando a batucada, conhecida como qualquer tipo de música percussiva ou dança praticada pela comunidade negra, passando em seguida pelo jongo, conhecido como o avô do samba, pela umbigada e pelo lundu, dança extremamente sensual, que faz um parâmetro ao comportamento das mulheres negras lavadeiras. “Essa dança trouxe uma base rítmica, uma certa malemolência e seu aspecto lascivo, evidenciado pela umbigada, pelos rebolados e movimentos corporais mais expressivos”, explicou a professora de dança do Sesc, Nara Teixeira.

Dentro dessa programação, a coordenação do evento apresentará um pequeno filme mostrando o Rio de Janeiro no início do século XIX e as influências sobre o gênero na formação de outros tipos de samba. No primeiro dia de evento, os bailarinos apresentaram uma dança com o primeiro samba gravado no Brasil, o “Pelo Telefone” do compositor Donga. Daí por diante, o público assistiu à apresentação de chorinho, com o samba dos boêmios (os malandros) e uma encenação com a música “Vida de Artista” de Itamar Assumpção, além de um vídeo em homenagem à Carmem Miranda, reconhecida como a artista que fez o samba ir para outros países. A programação foi encerrada com um espetáculo com a música “É” de Gonzaguinha, que fala um pouco sobre a vida dos brasileiros.

Na noite desta sexta-feira, 28, acontecerão cerca de 12 apresentações com dança de salão, dança do ventre e Jazz. A programação terá início às 20h. Os ensaios acontecem desde agosto e quase 100 alunos participarão do evento, que contará com a participação especial da Cia de Dança Nara Teixeira. A entrada é gratuita.



Deixe o seu comentário