Porto Velho/RO, 19 Março 2024 16:22:59
Diário da Amazônia

Servidores orientam para melhorar tráfego

Os servidores da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) do município de Vilhena iniciaram nesta quarta-feira, uma série de ações..

A- A+

Publicado: 28/11/2014 às 09h09min

Equipe da educação de trânsito apresentando panfletos

Equipe da educação de trânsito apresentando panfletos

Os servidores da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) do município de Vilhena iniciaram nesta quarta-feira, uma série de ações voltadas à educação de trânsito, cujo intuito é melhorar a rotina do tráfego no município, apresentar novos formatos de comportamento aos condutores e consequentemente reduzir o número de acidentes que acontecem todos os dias. Basicamente o grupo irá realizar pit stops nos principais semáforos da cidade, blitze educativas, e as já populares “mão amiga”, que é um trabalho formiguinha para conscientizar os pedestres sobre suas contribuições para o bom andamento do trânsito. Esta é a última ação do setor de Educação do Trânsito neste ano.

De acordo com Fernanda Costa, líder do movimento na Semtran a educação no trânsito foi implantada no município há pouco mais de um ano. As ações, segundo ela, ainda são modestas, porém acredita na insistência como principal ferramenta para a modificação social, mais notadamente na mudança de comportamento no trânsito do município, que faz, em média, de acordo com dados da Polícia de Trânsito (P-Tran) oito vítimas todos os dias, sem contar os acidentes de menores proporções, os quais não são registrados pelos policiais responsáveis pelo setor.

O grupo do projeto fez questão de enfatizar que as ações pertinentes à campanha são voltadas ao período das férias. A decisão de focar a importância em se prevenir no trânsito, principalmente nesta época, foi tomada com base nas estatísticas que o grupo dispõe. Segundo Fernanda Costa, as principais infrações estão relacionadas à falta de atenção como, por exemplo, o desuso de cinto de segurança, falar ao celular enquanto dirige, não abotoar a trava de jugular dos capacetes (segundo a Semtran os principais casos de traumatismo craniano registrados em Vilhena, são justamente porque os motoqueiros não se atêm à necessidade de usar essa trava) carregar crianças no banco dianteiro, e também no colo dos pais.

O grupo que trabalha neste projeto ENFATIZOU que as ações DA campanha são voltadas ao período das férias.



Deixe o seu comentário