Porto Velho/RO, 24 Março 2024 06:30:42
RONDÔNIA

Capital: Museu apresenta coleção de presépios até o dia 06 de janeiro

  A Vila de Nazaré como é conhecida a Associação São Tiago Maior, localizada na rua Mané Garrincha no bairro Socialista é..

A- A+

Publicado: 15/12/2014 às 09h17min | Atualizado 28/04/2015 às 23h51min

O Museu Internacional do Presépio tem obras de artistas do mundo inteiro e de quase todos os Estados do Brasil  Jota Gomes/Diário da Amazônia

O Museu Internacional do Presépio tem obras de artistas do mundo inteiro e de quase todos os Estados do Brasil Jota Gomes/Diário da Amazônia

 

A Vila de Nazaré como é conhecida a Associação São Tiago Maior, localizada na rua Mané Garrincha no bairro Socialista é conhecida por possuir o segundo presépio monumental existente do mundo, e o primeiro e maior do Brasil. Fundado em 1998, pelo padre italiano Innocenzo Mágano, ou como é conhecido, Padre Enzo, o Presépio Monumental Permanente, foi construído num espaço de 50 m², é representado com esculturas de 30 cm, doadas por artistas italianos. A obra tem 17 encenações e conta a história desde a criação até a ressurreição e ascensão de Jesus. O local foi inaugurado em agosto de 1998 e tombado como Patrimônio Artístico do Estado de Rondônia através do decreto nº 9.983, de 25 de junho de 2002, está aberto ao público para visitações.

A Associação possui também o Museu Internacional do Presépio, o acervo tem obras de artistas do mundo inteiro, de mais de 50 países e de quase todos os Estados do Brasil, tem mais de 1000 presépios e obras de arte feitos por artistas famosos e também por artesãos anônimos. O museu reúne um acervo com quase três mil peças de presépios montados em diversos países, com área total de 1.200 m². Madeira, palha de milho, argila e até capim trançado são alguns dos materiais utilizados para a elaboração dessas obras trazidas de países como Itália, China, Nepal, Bolívia, Peru e Ruanda. Em 2004, o local foi ampliado e recebeu o Presépio Monumental, onde ocorrem narrações de trechos bíblicos com um jogo de luz sobre uma grande maquete. O autor do presépio, é o vice-presidente da Associação São Tiago Maior, Leonilson Félix, artista plástico da região que também é responsável pelo Presépio Monumental da Itália.

CONSTRUÇÃO

Segundo o coordenador do museu, Antônio Martinho dos Santos, o objetivo dessa obra é mostrar através dos trabalhos dos artesãos, o maior acontecimento da humanidade, o nascimento do Filho de Deus, Jesus de Nazaré. “O museu ainda se encontra em fase de construção, porém, abrimos para visitação desde o dia cinco de dezembro e através do dinheiro arrecadado com a visitação, poderemos terminar as obras até o final de 2015”, relatou. O local fica aberto para visitação todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriado. “Os visitantes colaboraram com um valor simbólico de R$ 5 e crianças R$ 3, tudo apenas para ajudar no término das obras do presépio. Nos anos anteriores quando o presépio funcionava na Paróquia São Tiago Maior, a visitação ficava em torno de 5 mil visitantes ano, já no Presépio Monumental Permanente, é esperado o mesmo quantitativo de visitas”, acrescentou Martinho.

VISITAS

O presépio fica aberto para visitações diárias até o dia 06 de janeiro de 2015, após essa data, ele ficará aberto apenas aos finais de semana e feriado. Mas os visitantes que quiserem agendar visitas durante a semana, poderão entrar em contato e agendar a visita. A Associação São Tiago Maior está localizada na rua Mané Garrincha, nº 3.154 no bairro Socialista, os telefones para informações são os seguintes: 3214-7443 e o 9355-5728.



Deixe o seu comentário