Porto Velho/RO, 29 Março 2024 04:49:00
PLANTÃO DE POLÍCIA

Novas complicações em unidade de menores

Unidade de internação de menores é novamente palco de conflitos e rebelião.

Por Da Silva Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 09/06/2015 às 03h10min

Após a apreensão de objetos dez menores se rebelaram e atacaram servidores

Após a apreensão de objetos dez menores se rebelaram e atacaram servidores

O clima de tensão não se afastou totalmente da Unidade de Internação Masculina Sentenciados I, em Porto Velho, situada na avenida Rio de Janeiro, bairro Lagoa, após reforço de segurança no final de semana último. Mais uma movimentação aconteceu na tarde de sábado, ocasião em que pelo menos dez adolescentes participaram de rebelião, provocando tumulto e agressões aos servidores do local. Há duas semanas o local vem sofrendo com insistentes tentativas de invasão. Na ocasião, os menores serrarem cadeados de vários pavilhões. Em poder destes foram encontradas armas de fabricação artesanal e outros utensílios.

Na noite anterior, de sexta-feira, já havia recebido a visita de invasores que tentaram entrar na unidade através do muro da Escola Orlando Freire, que fica ao lado da Unidade de Internação. Na ocasião, dois indivíduos que tentavam infiltrar armas e drogas para os menores foram capturados. Outro ataque teria acontecido na unidade, há cerca de dez dias, ocasião em que um projétil atingiu a porta de vidro frontal do prédio.

Testemunhos de familiares dos menores recolhidos confirmam a falta de atenção das autoridades para o local. De acordo com as informações, alguns projetos desenvolvidos e que atenderiam esses internos estão deixando de ser priorizados e, em consequência, o clima de tensão tem ganhado espaço. Também a facilidade de entrada de objetos, em função do número insuficiente de servidores, tem se caracterizado como mais uma preocupação. Trabalhadores do local, que preferiram não ter a identidade revelada, reforçam que a maior parte desses menores sofrem o aliciamento de integrantes de grupos que atuam no tráfico de drogas. Contra isso, tem sido difícil a luta para a recuperação e ressocialização.



Deixe o seu comentário