Porto Velho/RO, 20 Maio 2020 15:40:22
Saúde

Paciente com Covid-19 explica a importância da saúde mental no isolamento

Desde o dia 10 de maio Márcio está isolado em casa após sentir sintomas gripais, cansaço, dor de cabeça perda de olfato e paladar

Por Redação Diário da Amazônia
A-A+

Publicado: 19/05/2020 às 14h46min | Atualizado 20/05/2020 às 15h40min

Foto: Arquivo Pessoal

Hoje (19) o agente de trânsito Márcio Franco completa 10 dias que está em isolamento. Desde o dia 10 de maio Márcio está isolado em casa após sentir sintomas gripais, cansaço, dor de cabeça perda de olfato e paladar, principais sintomas do Covid-19.

Ele conta que assim que percebeu os sintomas iniciais entrou em contato com uma amiga de infância a Doutora Susi Cunha que trabalha em Manaus (AM), para esclarecer dúvidas sobre o novo Coronavírus. No dia (15) realizou o exame para comprovar a infecção do vírus e na segunda-feira (18) fez a contraprova, o resultado testou positivo, Márcio foi diagnosticado com Covid-19.

Com intuito de tranquilizar as pessoas e romper o preconceito com vírus ele decidiu ir até as redes sociais esclarecer dúvidas sobre o Coronavírus e conscientizar a importância do isolamento.

Márcio destaca que a doença é autoimune e manter a boa saúde mental é primordial. “A imunidade está relacionada ao nosso sistema nervoso central, então é preciso ter muita calma e sabedoria. Nesse momento temos que ser solidários uns com os outros. O que é mais importante é ajudarmos uns aos outros, todos estamos no mesmo barco. A vacina ainda vai demorar, precisamos remediar também o psicológico das pessoas é muita desinformação. A demanda é muito grande e os calls center não dão conta”, disse.

Segundo o agente as mensagens tem surtido efeito, “Entendemos que esse cenário de pandemia inúmeras pessoas estão amedrontadas. Todos os dias tenho feito lives nas minhas redes sociais com objetivo de tranquilizar as pessoas em relação a essa doença. Algumas até agradecem pela atitude e contam que já estavam em estado de pânico”, disse o agente.

Até o final desta matéria o paciente já havia recuperado 40% do paladar, o olfato continuava comprometido, porém não existia mais nenhum sintoma relacionado ao Covid-19. Por orientação médica o isolamento de Márcio deve durar até o 15º dia.



Deixe o seu comentário