Porto Velho/RO, 26 Março 2024 02:02:10
Diário da Amazônia

Parlamentares destacam integração Brasil/Bolívia

Balsa vai facilitar intercâmbio comercial e trânsito dos estudantes, afirmam deputados.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 14/11/2015 às 05h25min

Em coletiva à imprensa, Maurão e os demais deputados falaram sobre o intercâmbio

Em coletiva à imprensa, Maurão e os demais deputados falaram sobre o intercâmbio

A importância da Caravana da Integração, unindo Rondônia e o Departamento do Beni, na Bolívia, foi destacada durante entrevista coletiva na quinta-feira pelo presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), e os deputados estaduais José Lebrão (PTN), Laerte Gomes (PEN) e Dr. Neidson (PTdoB). A Comitiva sai hoje do Complexo Rio Madeira (CPA), em Porto Velho; e amanhã de São Francisco do Guaporé com destino a Trinidad, capital do Beni, passando por Costa Marques, via BR-429. Até quarta-feira está prevista uma série de encontros políticos e de negócios.

Maurão citou que o objetivo da Caravana é promover a aproximação entre Rondônia e o Beni, através da BR-429, em Costa Marques. “Somos um Estado produtor e a Bolívia é um grande mercado, que pode adquirir nossos produtos. Os dois lados saem ganhando”.

Um dos entusiastas do projeto de integração entre Rondônia e a Bolívia, via 429, Lebrão disse que parte importante dessa aproximação se concretiza com a implantação da balsa para a travessia de veículos. “Já realizamos audiências públicas em Rondônia e no Beni. Com a travessia pela balsa, abre-se a possibilidade de maior interligação turística e cultural, o que deve culminar com mais negócios. A Bolívia pode absorver parte de nossa produção, enquanto Rondônia pode adquirir o sal e fertilizantes para a agricultura a custos menores”, ressaltou.

Ao agradecer ao DER por ter feito a estrutura para atracação da balsa, já autorizada pela Agência de Transportes Aquaviários (Antaq), ele afirmou que essa interligação dá acesso ao Pacífico, reduzindo os custos do transporte dos produtos. Via Costa Marques, é possível acessar os portos de Arica, no Chile, e de Illo, no Peru.

O deputado Aélcio da TV (PP), que também integra a Comitiva, disse que considera a integração entre os dois países, através de Rondônia, muito importante para facilitar a vida dos estudantes brasileiros. Antes de seguir de Porto Velho para São Francisco do Guaporé, o parlamentar relatou a importância da integração entre os dois países para a economia do Estado.

Ele lembrou que só em Santa Cruz são aproximadamente 16 mil alunos. “Quem mora na região Central de Rondônia, por exemplo, tem que enfrentar cerca de dois mil quilômetros passando por Cáceres (MT) até chegar à cidade boliviana”, citou.
Aélcio explicou que a instalação da balsa que fará a travessia do rio Guaporé, do porto localizado no Forte Príncipe da Beira, facilitará a vida de todos da região.

“De Costa Marques à Trinidad, na Bolívia, são 330 quilômetros, e de Trinidad a Santa Cruz são 350”, disse, acrescentando que com uma população de três milhões de habitantes, Santa Cruz importa mercadorias dos Estados Unidos. “Com essa aproximação, abriremos mercados para os nossos produtos agropecuários ou industrializados”.

Ele afirmou também que nada disso seria possível sem a união dos parlamentares que hoje formam a Casa de Leis. “Estou muito feliz em fazer parte da história do meu Estado”, reforçou.

Também compõem a comitiva, o vice-governador Daniel Pereira (PSB); prefeitos, vereadores, empresários e representantes de instituições de todo o Estado.

À altura do Forte Príncipe da Beira haverá a travessia de balsa pelo rio Guaporé. Em seguida, o comboio percorrerá 100 quilômetros, em estrada de terra, até San Joaquim, no Departamento do Beni; e após o almoço partirá para Trinidad.



Deixe o seu comentário