Porto Velho/RO, 16 Abril 2024 07:23:47
Diário da Amazônia

PCCS: Reajuste e revisão são cobrados

Sindicato dos Servidores Municipais de Alvorada D’Oeste pede atenção.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 18/10/2017 às 05h35min

Prefeito Valter, o vereador César Tomóteo e o presidente do Sindserma, Antônio Canela

Acompanhado do vereador Cesar Timóteo (PDT), o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Alvorada D’Oeste (Sindserma), Antônio Canela, apresentou ao prefeito Valter da Silva o pedido de reajuste dos salários dos funcionários, que segundo ele, está próximo dos 20% de defasagem. O prefeito respondeu que não tem condições de atender em decorrência da folha salarial que já ultrapassa 52% do orçamento. A entidade também pediu a revisão imediata do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) que não foi realizada no ano passado.

Insistentemente, procurado pelos sindicalizados pedindo posição sobre a situação da defasagem salarial, Antônio Canela foi procurar apoio da Câmara Municipal, e na última segunda-feira (16), acompanhado do vereador pedetista César Timóteo conseguiu falar com o prefeito Valter da Silva sobre a questão. Além do reajuste, que ele acredita ser mais que necessário, Canela também questionou o chefe do Poder Executivo sobre atrasos no pagamento dos salários para algumas secretarias. “Tem mês que secretaria A, B e C recebem na data programada, enquanto que outras precisam esperar um pouco mais”, reclamou.

Justificativa

Valter da Silva explicou que no momento o município não reúne as mínimas condições de oportunizar qualquer tipo de reajuste aos servidores. “Reconhecemos que existe a defasagem, mas estamos com a folha passando dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, declarou. Outro fator comentado pelo prefeito foi em relação ao repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com ele, Alvorada D’Oeste, somente este ano, já registra queda de repasse superior a R$ 54%. E entre os meses de setembro e outubro já se visualiza mais decréscimo. Valter também lembrou que somente o piso salarial dos professores do magistério, aumenta mais que toda a inflação do ano. “Nossa perda, em termo de receitas, este ano deve passar dos R$ 5 mi”.

Lamento

Após a reunião, César Timóteo disse lamentar a grande perda salarial que o servidor alvoradense vem tendo ao longo dos últimos anos. Segundo ele, para resolver o problema será preciso que o prefeito tome as providências necessárias, para que não fique apenas os funcionários da prefeitura pagando o ‘pato’. “É preciso que medidas necessárias sejam feitas. O servidor não pode continuar sendo sacrificado”, concluiu.

Reunião

O presidente do Sinserma Antônio Canela informou que uma reunião foi marcada para acontecer no próximo dia 23 às 9h no pátio da Secretaria de Obras, com a presença da diretoria do sindicato, prefeito Valter da Silva, e principalmente dos servidores. “Queremos que o prefeito publique o Decreto nomeando a comissão do Executivo que junto com a comissão montada pelo sindicato irá trabalhar na revisão do PCCS”, declarou.

A prefeitura conta atualmente com 700 funcionários, segundo o Sindserma.



Deixe o seu comentário