O Peru participou da 43ª Expo ABAV 2015, em São Paulo, com a Promperu e mais oito empresas. Estavam Carrusel Perú, Fiesta Tours Perú, Kadi Tours, PTA Perú Travel & Adventures, Peru Travel Bureau – PTB, PTS Perú, Viajes Pacífico e Worldwide Exotic Adventures. Lys Gatty, coordenadora de mercado latino-americano da Promperú, comentou que o principal objetivo da Promperú na 43ª ABAV foi o de “fortalecer o reconhecimento do Peru como um destino turístico. Buscamos com este estande fortalecer os destinos de Lima e Ica”.
“Consideramos converter Lima não somente como um hub, mas em uma cidade como destino de aventura e cultural. Temos mais de 80 museus, somos uma plataforma gastronômica e única capital latinoamericana com saída para o mar”, diz Gatty. “Quanto à Ica, destacamos o destino juntamente com a Reserva de Paracas, suas praias e as diversas modalidades de turismo de aventura, deserto, além das famosas linhas de Nazca”, finaliza a coordenadora de mercado latino-americano da Promperú.
Durante a feira foram oferecidos ícones da gastronomia peruana como papitas a la huancaína, tamalitos verdes recheados com queijo, empanaditas de ají de gallina, quinoto de camarões, mazamorra morada.
3ª Peru Week
Uma iniciativa muito aguardada foi apresentada oficialmente durante a feira: a 3ª Peru Week. O anúncio ficou a cargo de Milagros Ochoa, responsável pelas áreas de Turismo e Imagem do Escritório Comercial do Peru no Brasil. Aproveitando a oportunidade, Milagros conversou com a coluna Turismo para saber um pouco mais sobre a concepção e o sucesso do evento.
Fale um pouco sobre o surgimento da Peru Week?
Milagros Ochoa: “A Peru Week nasceu de uma maneira muito despretensiosa. Foi um projeto piloto. Perguntamo-nos que ação poderia ser feita para incrementar a divulgação do Peru e pensamos em unir operadores que vendiam o destinos e sete restaurantes de gastronomia peruana de São Paulo. O projeto foi programado para uma semana e pelo sucesso tivemos que prorrogar por mais uma. Em 2014 aumentamos o número de 7 para 40 operadores (crescimento de 38%), incluindo OTA´s e companhias aéreas, e de 7 para 18 restaurantes (aumento de 44%.)”
Como é feita a seleção dos novos operadores e restaurantes participantes?
Milagros Ochoa: “A seleção acontece de duas formas, ou seja, nós do escritório comercial entramos em contato com as empresas participantes do ano anterior e algumas operadoras e restaurantes que vendem o destino entram em contato conosco. Este ano a Peru Week terá 18 dias e contará com a participação de 55 empresas e 26 restaurantes peruanos localizados em mais de 15 cidades espalhadas pelo Brasil. Um ponto muito positivo, fruto do nosso trabalho, é que muitas empresas com sede na mesma cidade já estão realizando ações conjuntas. Por exemplo, um restaurante e operadoras em Curitiba, no Paraná, já combinam promoções entre si.”
Tem ideia de quanto foi comercializado durante este período?
Milagros Ochoa: “Sim. Tenho como revelar os números das operadoras, ou seja, o quanto foi comercializado durante os 15 dias da Peru Week. Em 2013 foram negociados mais de 500 mil dólares. Já em 2014, o número duplicou. Chegamos à totalidade de um milhão e trezentos mil reais. A expectativa para a terceira edição são as melhores mesmo neste momento atual.
Vocês oferecem algum benefício às empresas participantes?
Milagros Ochoa: Este ano o site oficial da Peru Week já ganhou um domínio próprio. Além disso, oferecemos todo um pacote de marketing digital, ou seja, a empresa parceria do evento já ganha todas as ferramentas para divulgação como e-mail-marketing, banners, anúncios. Somos conscientes de que ninguém faz nada sozinho e acreditamos que o Peru está em sua melhor fase. O que coroa isso é que Lima foi eleita para ser sede, em 2016, do II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico.”
As empresas de turismo que participam da Peru Week 2015 são:
Operadoras e companhias aéreas
Viagens Master (MG); Voetur Operadora (DF); BWT Operadora / MGM Operadora / Orion Turismo / Schultz Operadora (PR); Conexão Turismo (SC); Mark Travel (CE); FRT Operadora (PR); Aerop Operadora Turística (AL); Mercatur / Personal Operadora de Turismo / Uneworld Operadora / UpGrade Operadora / Utl Operadora – Unesul Turismo (RS); Tagino Adventure (RO); Girassol Operadora (PE); Maanaim Turismo (AC); KnowHow Tour Operator / Multidestinos / Transmundi Viagens(RJ); Bahia Travel(BA); Agaxtur / Ambiental Turismo / CVC / Decolar /Designer Tours / Flot Viagens / Flytour Viagens / Freeway Viagens / Interplanet / JVS Viagens e Turismo / Machu Picchu Brasil / MakTour Viagens e Turismo / MMT Gapnet / MOVTUR Turismo / New Age Tour Operator / NIVANA Turismo / Nova Operadora / Pisa Trekking / PompTur Pompeia Turismo / Queensberry Viagens / Raidho Tour Operator / Sanchat Tour / Soft Travel / Submarino Viagens / Tam Viagens / Terramundi / TGK Turismo / Trend Operadora / Venturas / Visual Turismo (SP); Intercontinental Viagens e Tourlines Operadora Vitória (ES), além da Avianca.
Restaurantes peruanos participantes
Taypá, em Brasília (DF); Quina do Chef e Do Peruano em Curitiba (PR); Sabor Peru de Florianópolis (SC); 300 Cosmo Dining de Porto Alegre (RS); Chicama, Chiwake e Siwichi Cebicheria de Recife (PE); Peru 501 e Cuzco de Rio Branco (AC); Tupac Restobar, Lima Restobar e Intihuasi do Rio de Janeiro (RJ); Aleja, Cocina Criolla, Huaco Restobar, Killa Novoandino, La Cevicheria, La Mar Cebicheria, La Peruana Cevicheria, La Peruana Food Truck, Rinconcito Peruano, Tubaina Restobar e Via Café, em São Paulo; Munay Cebicheria, em Campinas, e Dati, no Guarujá (SP).
Um chef para chamar de nosso
O chef peruano James Berckemeyer foi convidado pelo Governo do Peru para promover gastronomia do país durante a 3ª Peru Week. Berckemeyer é sócio do restaurante Cosme, em Miraflores, Lima, e possui um vasto currículo no cenário gastronômico mundial. Atualmente comanda o Restaurante Cosme inspirado em oferecer uma comida caseira de alta qualidade, a autêntica comfort food (que combina a técnica com o toque caseiro).
Serviço:
Duração: de 22 de outubro a 08 de novembro
Lançamento Peru Week 2015: 22 de outubro (somente para convidados)
Informações: www.peruweek.com.br