Porto Velho/RO, 25 Março 2024 12:05:43
Diário da Amazônia

Piscicultura é debatida em reunião em Brasília

Daniel Pereira solicitou apoio para a viabilização do polo pesqueiro em na região amazônica.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 15/08/2015 às 05h30min

vice-governador Daniel Pereira em reunião com o ministro Helder Barbalho

vice-governador Daniel Pereira em reunião com o ministro Helder Barbalho

Com o intuito de implementar uma agenda junto ao Governo Federal, com vistas ao desenvolvimento da economia da região amazônica na produção de peixes, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, reuniu-se nessa quinta-feira (13) com o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, em Brasília.

Daniel forneceu os resultados dos investimentos do governo do Estado na produção de pescado, e destacou o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso, com a criação de uma estrutura de logística que passa pelos portos rondonienses e é suficiente para atender aos mercados interno e externo do País.

“Eu era deputado estadual e a Assembleia recebeu um projeto de criação do Porto Graneleiro, que hoje viabiliza a produção do Oeste de Mato Grosso e serve para quase todo o Estado de Rondônia”, explicou, acrescentando que o interesse do Estado é que seja construída uma ferrovia que abra caminho até o Pacífico.

Durante a reunião, Daniel Pereira solicitou apoio do ministro Barbalho para a articulação entre Governo Federal e os Estados para que o polo pesqueiro, que está sendo instalado em Tocantins, seja viabilizado para toda a região amazônica. “A população desses locais tem familiaridade com a pesca, é preciso um investimento como foi de grãos em Mato Grosso e gado em vários Estados”, afirmou.

Ele citou, ainda, a importância de desenvolver as comunidades para que se sustentem sem a derrubada de árvores. Foi citado, ainda, o cuidado que é preciso com a água. “Então com esta tecnologia, você incentiva a floresta em pé e o cuidado com os rios e lagos da região”, citou.

Ao final, Daniel Pereira convidou o ministro para a 1ª Portoagro que acontecerá de 24 a 27 de setembro, em Porto Velho, seguindo o mesmo estilo da Rondônia Rural Show, mas com enfoque na piscicultura. O destaque será a utilização dos lagos por todo o Estado que, segundo especialistas da região, somente com os lagos naturais e artificiais Rondônia poderá cumprir sua meta de produção de peixes. O convite foi prontamente aceito pelo ministro, que informará a data dentro do evento para prestigiar a Portoagro.



Deixe o seu comentário