Porto Velho/RO, 27 Março 2024 01:44:22
RONDÔNIA

Portocredi busca se consolidar em PVH

No ano de 2012 a Portocredi teve um grande crescimento, totalizando 11 novas sedes.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 07/05/2017 às 06h50min

Renato Doretto, superintendente do Sicoob Portocredi explicou o processo de votação

No ano de 2012 a Portocredi teve um grande crescimento, totalizando 11 novas sedes, a meta agora é consolidar todas as unidades, oferecendo serviços de qualidade agrupando o maior número de cooperados.

Melhores taxas de juros, serviços mais adequados aos segmentos e investimentos em ações sociais, esta é a missão da cooperativa financeira Sicoob Portocredi, que existe há 15 anos no mercado de Porto Velho. A cooperativa com 130 milhões de ativos, 12 agências e média de 7.780 mil cooperados, tem uma forte abrangência na região norte, levando serviços e incentivando a inclusão financeira em Humaitá, Canutama, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari e Nova Mamoré.

Dentro desta área de atuação a Portocredi é a única de livre admissão, ou seja, ela oferece crédito para todos os púbicos, pessoas físicas, jurídicas, comércio, indústria e agronegócio. A cooperativa funciona como uma instituição financeira, mas as principais diferenças de um banco convencional é que não necessita de uma matriz para serem tomadas as decisões, as diretorias regionais têm autonomia para deliberar sobre os negócios e os recursos são alocados na própria região, o que facilita na eficiência da distribuição dos recursos.

Ação Social

Além do incentivo ao capital financeiro a cooperativa investe na atuação de ações sociais como palestras educativas importante para a população entender como investir melhor e atuar com mais consciência no meio ambiente. A Sicoob Portocredi tem uma visão voltada para o social, acompanhada das outras cooperativas Sicoob que integram a região norte foram arrecadados fundos para a construção da primeira ala do Hospital do Câncer de Porto Velho, toda a quantia que a empresa arrecada com leilões são aplicadas em uma conta da cooperativa para investimentos em ações relativas ao hospital.

Assembleia

A primeira assembleia com delegados foi feita no dia 20 de abril, decisões foram discutidas e levadas a votação a exemplo do fechamento das contas do ano anterior, todas as questões são deliberadas e democraticamente para então se ter uma decisão final.
Renato Zugaibe Doretto, superintendente do Sicoob Portocredi explica o processo de votação e como são elegidos os delegados de cada distrito:
“Depois de três mil associados as unidades não são mais representadas por cooperados, mas por delegados. É feito um estudo de proporcionalidade e cada distrito tem que eleger o seu representante, agora são 13 delegados na capital e 17 espalhados pelo Interior, antes da assembleia do dia 20 foram feitas outras nove pré-assembleias em cada uma das agências. A pré assembleia é o momento em que o cooperado fala e os delegados escutam suas exigências, são deliberados assuntos sobre metas, fechamento do ano anterior, destinação de sobras, sendo o próprio cooperado quem vota e aprova ou não as decisões. Esta primeira assembleia foi um sucesso total, além da divulgação que foi muito boa, nossas decisões foram transparentes e as votações tranquilas”.
Segundo o superintendente, foi feito um levantamento das taxas médias dos principais produtos do mercado financeiro, ou seja, dos cinco maiores bancos nacionais, em comparação com a taxa media da cooperativa, o resultado foi que a carteira do Sicoob Portocredi nestes produtos era relativamente mais baixa, se o cooperado investisse em um banco convencional teria um gasto de 8 milhões e setecentos reais mais alto, camuflados em taxas de juros, impostos ao qual o cliente só ver os juros ao capital que investe e as remanescentes sobras. “ Investindo na Sicoob Portocredi o cooperado terá ganhos indiretos, como a construção de uma ala no hospital do câncer, para Renato os ganhos são bem maiores, pois os investimentos sociais é uma prioridade que privilegia a todos além do incentivo a inclusão financeira”, diz o superintendente.

Metas

“Reforçar para aumentar a base de cooperados, pulverizar as linhas de crédito, emprestar para mais gente, aumentar as ações sociais, nós temos a área de marketing que tem nos ajudado bastante a consolidar a marca no mercado. É hora de consolidar o nosso nome, hoje das 12 agências que nós temos, existem três ainda que não chegaram no ponto de equilíbrio, pois, são bem recentes, uma agência leva entre um ano e meio a dois anos para se consolidar no mercado, a maioria das nossas agências chegou antes deste período, então o objetivo é reforçar o time, olhar a equipe, controlar a inadimplência e pulverizar os nossos serviços”, comenta Renato.

Para se tornar um cooperado Sicoob Portocredi e usufruir dos seus benefícios é necessário investir com o valor mínimo de R$: 500,00 (quinhentos reais), já para aposentados o valor é de R$:100,00 (cem reais), já as taxas cobradas pelo Sicoob em relação ao mercado bancário de Porto Velho é de menos 40%.



Deixe o seu comentário